Saiba o que avaliar antes de escolher um rastreador veicular

Existem diversas alternativas para proteger o seu carro. Por mais que você tenha um seguro para veículo com a chance de ser ressarcido em caso de sinistro, ter um carro levado por bandidos gera uma série de transtornos.

O ideal é conseguir encontrar o veículo, e um rastreador veicular poderá lhe auxiliar nesses casos. Acompanhe o post e veja como fazer para escolher um sistema de rastreamento para o seu carro.

Entenda como é o sistema

Os rastreadores veiculares funcionam por meio de um sistema de radiofrequência, por sinal de uma rede de telefonia celular ou com aparelhos integrados a uma rede de GPS.

Os três tipos possuem suas vantagens e desvantagens, que se relacionam ao custo, mas também ao raio de abrangência do sinal de cobertura que permitirá o rastreamento. Porém, o software utilizado é que será o diferencial entre as soluções de monitoramento.

Verifique qual a cobertura

A cobertura por GPS é a mais ampla, devido à triangulação que ocorre entre os satélites que monitoram o veículo em qualquer local ou circunstância, sendo ideal para quem faz viagens constantes.

A cobertura por radiofrequência é limitada ao raio do sinal, que pode se perder em locais mais afastados da base da antena, mas que está sempre disponível nos grandes centros urbanos. Já a cobertura via celular também variará de acordo com a capacidade da operadora de telefonia, assim como ocorre com a radiofrequência.

Saiba o que buscar

Por mais que cada uma das modalidades de rastreamento veicular possua suas particularidades, é preciso observar alguns atributos para identificar as soluções que atendam às suas necessidades. Podemos citar, por exemplo:

  • transmissão de dados;

  • frequência de posicionamento;

  • monitoramento via web;

  • histórico das rotas;

  • softwares instalados no rastreador;

  • instalação dos equipamentos;

  • possibilidade de gerar relatórios;

  • ter mapas viários atualizados.

  • rastreador com seguro de roubo e furto (que garante indenização caso o veículo não seja localizado pelo rastreador)

Veja como adquirir

É possível adquirir o rastreador veicular via pacotes mensais ou anuais, contando com o serviço de monitoramento conforme sua necessidade. Há opções para comprar os equipamentos, bem como tê-los em regime de comodato. Nesta modalidade, os aparelhos pertencem à empresa prestadora do serviço. Há também como verificar coberturas regionais ou nacionais.

Consiga descontos

Ao contratar sua seguradora, tem-se a opção de instalar um rastreador veicular no ato de realizar a apólice de um veículo. Nesse caso, é possível conseguir um desconto na proteção do carro, já que ele poderá ser localizado com mais facilidade em caso de roubo ou furto e, para a seguradora, há uma confiança maior em proteger um carro que pode ser recuperado com facilidade.

Assuma atitudes preventivas

O uso de um rastreador veicular é fundamental para aumentar a sua segurança e a do seu veículo. Porém, atitudes preventivas simples podem contribuir de forma significativa para complementar esse dispositivo de segurança:

  • Caso não consiga um estacionamento particular, pare em áreas movimentadas e iluminadas, com rápida possibilidade de saída;

  • Verifique se o seu veículo foi corretamente trancado e se os vidros foram fechados;

  • Evite brigas no trânsito, já que bandidos podem se aproveitar da situação para praticar o assalto;

  • Não deixe objetos de valor sobre o banco ou visíveis para a cobiça de infratores;

  • Ao colocar o carro na garagem, observe qualquer movimento estranho na rua e dê a volta no quarteirão, se for preciso.

Todas essas dicas certamente ajudarão a escolher o rastreador veicular que mais atende suas necessidades. Além disso, sempre é saudável assumir hábitos preventivos. Quer saber mais sobre segurança para você e sua família? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This