O que você precisa saber sobre a Lei Paul Walker?

Paul Walker, ou melhor, Paul William Walker IV foi um ator norte-americano que ficou famoso ao atuar no filme Velozes e Furiosos, lançado em 2001, e que faleceu em 2013, aos 40 anos, num acidente de carro. O veículo, um Porsche, incendiou-se após bater em um poste e em uma árvore em alta velocidade. No local, morreu também o dono do automóvel, que o conduzia.

Em homenagem ao ator, que era proprietário da franquia que leva o nome do filme citado, amantes de carros tunados querem seu nome na lei que pretende diminuir o limite de rebaixamento da suspensão dos automóveis.

Continue a leitura e saiba um pouco mais sobre carros rebaixados e o que querem os defensores da Lei Paul Walker!

Carros rebaixados

Apaixonados por automóveis fazem de tudo para personalizá-lo e há, inclusive, um nome para isso: tuning. Car tuning é um hobby que consiste em alterar as características do carro, conferindo-lhe mais beleza, mais segurança, mais desempenho ou apenas tornando-o único.

Para dar um visual mais esportivo, muitos proprietários rebaixam a suspensão, aproximando a carroceria do chão. Para isso, precisam pedir uma autorização prévia para o Departamento Estadual de Trânsito — DETRAN — e só então iniciar as modificações.

A média de gastos com uma oficina especializada e posteriores procedimentos para regularização do veículo pode alcançar R$ 3.400, incluindo taxa de novo emplacamento, se necessário

O veículo rebaixado sem autorização deverá seguir os mesmos passos, com acrescimento de multa no valor de R$ 118,96.

O que diz a legislação

Quem normatiza a segurança veicular, orientando os DETRANs, é o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que expediu a Resolução nº 292/2008, cujo art. 6º trata especificamente da suspensão veicular.

Esse artigo sofreu sua última alteração em 2014 e autoriza o rebaixamento desde que o ponto mais baixo da carroceria ou chassi alcance pelo menos 10 cm até o solo, devendo constar essa característica no certificado do veículo.

A Lei Paul Walker

Paulistas fascinados por carros tunados querem agora reduzir ainda mais a suspensão e, para isso, pleiteiam alteração nas normas vigentes para permitir um espaço livre de até 5 cm entre o chão e o chassi.

O projeto de lei ainda precisa tramitar nos órgãos competentes até ser aprovado, mas já tem nome: Lei Paul Walker, pelo motivo que já contamos na abertura do texto. Além de reduzir ainda mais o rebaixamento da suspensão, também requerem que 40% a 60% do valor cobrado pela legalização dos veículos rebaixados sejam revertidos para hospitais públicos infantis.

Outro projeto de lei de interesse dos amantes do tuning é o que institui o Dia do Carro Rebaixado no Estado de São Paulo e que ainda precisa tramitar na Assembleia Legislativa.

Fique atento! Como vimos, o rebaixamento sem a observância dos passos determinados pelo DETRAN pode gerar multa, o que eleva o custo do tuning, além de acrescentar pontos na carteira. Se quer deixar o carango bonitão, com a sua cara, siga o que determina a legislação e evite transtornos desnecessários.

Agora que você sabe tudo sobre a Lei Paul Walker, veja como legalizar um carro com suspensão rebaixada.

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