
Como comprar carro usado: dicas para não errar!
De fato, comprar carro usado tem sido a melhor opção agora que a economia está passando por um período de instabilidade, com os juros mais altos e as linhas de crédito mais apertadas.
Além dos preços estarem atrativos, a possibilidade de comprar um veículo com maior conforto e potência de motor pelo mesmo preço de um zero quilômetro tem pesado muito na decisão dos clientes. A desvalorização dos carros novos faz com que os consumidores busquem opções atrativas nos seminovos e, por esse motivo, o mercado dos carros usados cresce gradativamente a todos os anos.
Nesse caso, a atenção do consumidor é o principal fator para fechar um bom negócio. É preciso estar atento na escolha do veículo e nos detalhes da burocracia. Então, para ajudar você nessa missão, separamos aqui algumas dicas interessantes! Confira:
Procure comprar carro usado em locais com boas referências
Antes de fechar o negócio, é importante você saber tudo sobre o veículo que está querendo comprar. Assim, busque lojas de confiança, locais que possam lhe dar as garantias legais do veículo que você está adquirindo e de que a sua procedência não seja duvidosa.
Tenha paciência e conheça a marca do veículo
Pesquise sobre o carro que você está procurando: o histórico da marca quanto a recalls e reclamação dos clientes, a reposição de peças e os preços de manutenção. Além disso, fique de olho em problemas ou pontos positivos do modelo.
Teste e verifique o carro com cuidado
Ao visitar o carro pretendido na loja ou com o proprietário, esteja acompanhado de um mecânico de confiança. É preciso verificar, com calma, quais são as condições reais do veículo. Inclusive, faça um teste drive e fique atento aos possíveis barulhos internos e externos.
Confira a quilometragem e o visual
Não se esqueça de avaliar quantos quilômetros rodados o veículo tem em relação ao seu ano de produção. Isso lhe mostra um pouco sobre a utilização desse carro pelo proprietário anterior. Já no quesito lataria, avalie a pintura das peças e a presença de riscos ou possíveis avarias.
Pesquise o valor do seguro
Diferente do que muitos pensam, o valor do seguro de um carro semi-novo normalmente é mais alto do que um carro 0km. Muitos também escolhem carros mais completos e potentes, pelo mesmo preço de um 0km básico e esquecem que carros com esse perfil, possuem o seguro mais alto. Então antes de fechar o negócio, sempre consulte o seu corretor de seguros para não ter surpresas.
Faça uma pesquisa sobre a origem do veículo
Faça um levantamento completo do carro! Verifique pelas portas, capô e lataria se ele está alinhado e se a pintura é original.
Também, é preciso saber se o carro já foi batido, pois isso pode fazer muita diferença. Assim, com o número do Renavam do veículo, pesquise pendências administrativas, multas de trânsito e origem, por exemplo — se o carro é de leilão, locadora ou oriundo de sinistro.
Confira as revisões e garantias
Por fim, fique de olho no manual do veículo. Confira se as revisões obrigatórias foram realizadas e se o carro ainda está na garantia de fábrica. Se o usado estiver em perfeitas condições, verifique ainda as garantias que a loja está lhe oferecendo. Inclusive, desconfie quando a empresa oferece demais — isso pode ser sinal de problemas no futuro!
Enfim, a compra de veículos seminovos e usados envolve, realmente, mais riscos. Porém, como vimos, com paciência e atenção aos detalhes ela pode ser muito vantajosa para o cliente!
E aí, curtiu estas dicas para não errar ao comprar carro usado? Já teve problemas com isso ou tem alguma informação importante para quem está comprando um veículo? Sobrou alguma dúvida? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência com a gente!