
Descubra agora se o Seguro Uber e Seguro Táxi são a mesma coisa
Todo motorista sabe que é indispensável contratar um seguro. Roubos, furtos e colisões têm crescido consideravelmente e, por isso, se proteger contra diversos tipos de contratempos faz bastante diferença.
Além desse aspecto, serviços de socorro mecânico, reboque, carro reserva e rastreamento são investimentos que garantem praticidade e economia nas emergências, principalmente para quem usa o carro como instrumento de trabalho.
Cada tipo de seguro tem particularidades, em razão das distintas intenções ao utilizar o veículo. Táxi e Uber trabalham com transporte de passageiros, mas existem algumas diferenças Você conhece o seguro para Uber e o seguro para táxi? Entenda agora algumas diferenças entre essas duas modalidades!
Seguro para Uber
A Uber é uma empresa de tecnologia, e os motoristas não têm vínculo empregatício com o aplicativo. Eles são parceiros e não funcionários da companhia. Logo, o seguro Uber é de responsabilidade do motorista.
Além disso, trata-se de algo obrigatório. O carro não precisa de cobertura específica, porém seus ocupantes sim. Para virar parceiro da Uber, o motorista precisa do seguro de acidentes pessoais de passageiros (APP), cujo valor mínimo de indenização é R$ 50 mil.
O APP não pode ser contratado separadamente do seguro auto, pois é adicional. Ele serve especificamente para resguardar os ocupantes do carro em caso de acidente. É uma cláusula da apólice que indeniza as vítimas com sofrer danos corporais. No caso de morte, a indenização é paga à família ou aos herdeiros. Existem também planos que cobrem despesas médico-hospitalares.
O custo do investimento no seguro para Uber é maior. A probabilidade de sinistros dos carros conectados ao aplicativo também, já que eles passam longos períodos circulando, trafegando em diversos horários e territórios. A diferenciação no valor não é diferente no seguro para táxi. Confira.
Seguro para táxi
O transporte realizado pelo táxi é regulamentado pela prefeitura de cada cidade. O automóvel deve ter placa vermelha e licença específica concedida pelo município. Ao contrário do Uber, o seguro não é obrigatório, apesar de recomendável.
Em relação aos sinistros, pode-se dizer que a incidência de roubos e furtos é menor quando comparada aos demais carros. Isso acontece porque o táxi é identificado (pela placa e cor, por exemplo) com mais facilidade, enquanto o veículo do Uber aparentemente é igual aos carros de passeio.
Basicamente, a diferença do seguro táxi para o seguro para Uber está ligada ao valor de aquisição do táxi e pela cobertura de lucros cessantes. Ao adquirir um carro 0 km, o taxista paga um valor menor, já que é isento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
No momento de contratar o seguro, o valor é calculado a partir do preço de aquisição do carro. Ou seja, a indenização paga no caso de perda total, por exemplo, é compatível ao custo do veículo e não à tabela FIPE, como nos demais casos. Geralmente, o valor de ressarcimento gira em torno de 65% a 80%, já que há abatimento na hora da compra.
A cobertura de lucros cessantes, por sua vez, oferece ao taxista segurado pagamentos durante um período se, por algum motivo, o carro ficar impossibilitado de trafegar. Suponhamos que o táxi se envolva em uma colisão: nesse caso, o motorista recebe determinadas quantias até que os reparos necessários terminem.
Seguro Uber ou táxi
É recomendável que ambos tenham a maior cobertura possível. Ambos estão sujeitos a sinistros devido ao uso intenso do carro. Atualmente, as seguradoras oferecem planos específicos para cada uma dessas modalidades.
O seguro Uber não é o mesmo que o seguro táxi. Ambos buscam proteger e oferecer assistência, mas levam em consideração as particularidades de cada tipo de serviço. É fundamental escolher uma corretora de seguros confiável e informá-la de como o veículo será utilizado, pois omitir ou falsificar informações acarreta na perda de direito à indenização
Na hora da contratação, converse com o corretor e, ajudado por ele, escolha um plano adequado ao seu perfil e à atividade exercida. Tenha em mãos os documentos pessoais e do carro, pois eles serão necessários.
Prontinho! Agora você já sabe que o seguro para Uber é diferente do seguro táxi, certo? Quer ficar ainda mais por dentro do assunto? Siga nossa página no Facebook!