
Por que a gasolina está tão cara? Veja 3 motivos
Nos últimos meses, o preço da gasolina tem sofrido aumentos sucessivos, o que tem impactado diretamente a economia e o orçamento familiar dos brasileiros. Para se ter uma ideia, entre janeiro de 2021 e abril de 2022, o combustível sofreu mais de 10 aumentos pela Petrobras.
Já no final do mês de abril de 2022, a gasolina chegou a um valor médio de R$ 7,270 o litro no país, o mais alto já registrado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Frente a esse cenário, a insatisfação cresce cada vez mais entre os brasileiros, assim como as dúvidas de por que a gasolina está tão cara. A verdade é que há diversas razões para isso acontecer. A seguir, listamos os 3 principais motivos para a alta no preço da gasolina no Brasil. Confira!
1. Alta taxa de cotação do dólar
Apesar de o Brasil ter a capacidade de extrair o petróleo bruto, ele não consegue refiná-lo para que se torne gasolina. Com isso, o país ainda depende de outros países para importar o combustível e vendê-lo no mercado interno.
Devido a essa dependência, a alta na taxa de cotação do dólar impacta diretamente no preço da gasolina. E o problema é que, há meses, o dólar está acima de R$ 5,00. Com a alta do dólar, o preço do barril também aumenta no mercado internacional e, consequentemente, isso se reflete no mercado interno.
2. Carga tributária alta
Além do dólar e de sua variação internacional, outro fator que explica por que a gasolina está tão cara é a alta carga tributária. Isso porque essa variante incide diretamente no preço final do consumidor.
E o que não falta são tributos que incidem sobre o preço da gasolina, sendo o ICMS, COFINS, PIS e CIDE os principais, correspondendo a cerca de 40% do preço total do combustível comercializado nos postos do país. Além disso, há taxas cobradas pela Petrobras, pelos postos e também de distribuição.
3. Conflito entre Rússia e Ucrânia
Esses dois países da Europa podem estar a milhares de quilômetros do Brasil, mas acredite: o conflito geopolítico entre eles é um dos fatores que estão afetando o preço da gasolina.
Isso acontece porque as sanções impostas à Rússia trazem uma grande volatilidade ao preço do petróleo, fazendo com que ele registre altas e baixas diárias. E como o preço do barril e do dólar traz impactos diretos à nossa economia, o preço do combustível também é afetado.
Como o cenário econômico permanece instável, tanto no Brasil quanto no mundo, a expectativa é que o preço da gasolina continue alto por algum tempo. Para economizar e não ter gastos tão grandes com combustível, lembre-se de monitorar seus gastos com atenção, usar o carro somente quando necessário e fazer a manutenção periódica.
Gostou do nosso artigo de por que a gasolina está tão cara? Que tal conferir outros conteúdos interessantes para você? Para isso, siga as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe todas as nossas novidades — estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter!