Carros

4 salões de automóvel ao redor do mundo que você precisa conhecer!

Escrito por Fabricio Valente

O salão do automóvel é uma das principais tradições do mercado automotivo. Nesses eventos, que atraem milhares de entusiastas e profissionais do setor, as grandes montadoras apresentam ao público suas novidades e próximos lançamentos em primeira mão.

Para atingir o maior número possível de pessoas, eles são realizados em grandes cidades ao redor do mundo. Você saberia dizer quais são os principais salões do automóvel atualmente? Confira 4 edições que você precisa conhecer!

1. Genebra

Foto Reprodução

Realizada desde 1905, a edição de Genebra é apontada por muitos como a principal do salão do automóvel. Isso porque a cidade fica na Suíça, país localizado em uma posição central da Europa, o que facilita o planejamento logístico das montadoras, do público e da imprensa — o local da exposição, inclusive, fica ao lado do aeroporto internacional da cidade.

O salão do automóvel de Genebra se destaca pela apresentação de veículos supervelozes, muito procurados pelo público europeu. Em 2019, no entanto, o evento teve consideráveis baixas com as saídas de empresas como Ford, Hyundai, Land Rover, Jaguar e Volvo.

Ainda assim, continua sendo uma visita praticamente obrigatória para os apaixonados por carros. Acontece anualmente, sempre em março. Neste ano, o evento será entre os dias 5 e 15 do mês.

2. Detroit

Foto Reprodução

O salão de Detroit é o mais tradicional dos Estados Unidos, que é o principal mercado da indústria automotiva. Só isso já é motivo suficiente para uma visita ao evento.

Famoso pela exibição de muscle cars, a edição de 2019 apresentou os modelos RAM 1500 e 2500, picapes gigantes da Ford que vieram para o mercado brasileiro. Lá, também acontece a divulgação dos vencedores dos prêmios de carro e caminhão do ano, o que ajuda a colocar o evento ainda mais em evidência.

Antes o primeiro no calendário de exposições automotivas, a partir de 2020, o evento acontecerá no mês de junho. O objetivo da mudança é fugir do frio intenso do início do ano e atrair um número maior de visitantes. A temperatura mais amena permitirá a realização de atividades em áreas externas, tornando o evento muito mais interessante para diversos públicos.

3. Frankfurt

Foto Reprodução. Mercedes-Benz in Frankfurt 2019

Em termos de tamanho, nenhum evento bate o salão do automóvel de Frankfurt, na Alemanha: são mais de 200 mil metros quadrados e mais de um milhão de visitantes por edição. Para manter o interesse no evento em alta, os organizadores dedicam os anos pares para mostrar carros de passeio e os ímpares para veículos comerciais.

A tônica por lá é apresentar as principais novidades e tendências para o setor, sendo o palco de lançamentos das principais tecnologias em desenvolvimento. Realizado desde 1897, a edição deste ano está marcada para a última semana de setembro, entre os dias 24 e 30.

4. Tóquio

Foto Reprodução

Referência no lançamento de modelos conceituais e protótipos inovadores, o salão de Tóquio é realizado a cada dois anos no mês de outubro. Fazendo jus ao pioneirismo tecnológico dos japoneses, a tendência para as próximas edições é apresentar novidades voltadas ao uso de inteligência artificial e conectividade nos veículos, além de manter o foco em combustíveis alternativos, como os motores elétricos.

Para quem gosta do universo automotivo e quer conhecer de perto as novidades do setor, a dica é ficar de olho nas datas de realização do salão do automóvel que pretende visitar. Assim, fica mais fácil se organizar e tirar esse plano do papel.

Outra dica imperdível é acompanhar os conteúdos de nosso blog. Para não perder nossos próximos posts, assine nossa newsletter e receba tudo diretamente em sua caixa de e-mail!

Sobre o autor

Fabricio Valente

Publicitário, Empreendedor, Corretor de Seguros e Sócio Proprietário da Valente Seguros. Atua no mercado de seguros há mais de 20 anos prestando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

Deixar comentário.

Share This