
Testes de colisão: conheça 5 carros que tiraram notas baixas
Todos os anos, cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito no mundo, sendo esta a principal causa de morte entre crianças e adultos com idades entre 5 e 29 anos. No entanto, esse número poderia ser ainda mais alto se os testes de colisão não fossem realizados.
Eles avaliam a capacidade dos veículos de manter os ocupantes seguros, sejam eles adultos ou crianças. Após a avaliação, os modelos recebem uma nota de 0 a 5 e, quanto maior for ela, mais proteção o veículo oferece ao motorista e a seus passageiros.
Mas você sabe como funcionam os testes de colisão? E quais carros receberam as notas mais baixas nessa avaliação? Continue a leitura para conferir!
Como os testes de colisão são realizados?
Durante a realização dos testes, os carros são submetidos a diversos tipos de impactos de modo a avaliar se os adultos e as crianças no veículo serão protegidos caso um acidente aconteça. Além disso, os itens de segurança dos modelos também são testados. Para isso, são utilizados bonecos, chamados dummies, para representar os seres humanos. Veja como os testes são realizados:
- impacto frontal: simula uma colisão entre veículos a 64 km/h. Ela é reproduzida com um bloco imóvel deformável. Dois bonecos representando adultos são colocados nos bancos da frente e dois representando crianças ficam no banco traseiro;
- impacto lateral: nesse caso, a simulação é de uma colisão lateral a 50 km/h. O veículo é colocado em posição linear e uma barreira deformável sobre um carrinho é lançada no modelo. A quantidade e as características dos dummies são as mesmas do teste de impacto frontal;
- impacto lateral de poste: aqui, é avaliado o nível de proteção do carro quando um mastro rígido e estreito é lançado em direção a um veículo a 29 km/h. Nesse teste, é utilizado apenas um dummie, representando um adulto.
Quais os carros com as piores notas?
Chegou a hora de conhecer os carros que receberam as piores notas nos testes de segurança. Para isso, levamos em consideração as avaliações realizadas entre 2016 e 2019 pela Latin NCAP.
1. Ford Ka
O modelo da Ford recebeu 3 estrelas na proteção a adultos e 4 estrelas na avaliação para crianças. Apesar do número baixo, ele melhorou bastante — em avaliações anteriores, o Ford Ka zerou nos testes.
2. Volkswagen Fox
Tanto para adultos quanto para crianças, o Fox recebeu nota 3 nos testes de segurança. A ausência de itens como cinto de três pontos em todos os assentos e a falta de airbags laterais motivaram a baixa pontuação.
3. Chevrolet Onix
Apesar de ser um sucesso nas vendas, o Chevrolet Onix não é bem avaliado pela Latin NCAP. Em 2017, ele recebeu nota zero, mas, após receber um reforço na carroceria, passou para 3 estrelas na proteção para adultos e crianças.
4. Fiat Palio
O Palio é outro carro bastante popular no Brasil. Mesmo tendo saído de linha, seu resultado nos testes de segurança não foi satisfatório: 1 estrela na proteção para adultos e 3 para crianças.
5. Nissan March
Este carro japonês tem a pior pontuação da nossa lista. Sua instabilidade nos impactos contribuiu para que ele recebesse apenas 1 estrela na proteção para adultos e 2 estrelas para crianças.
A segurança é um elemento essencial em qualquer veículo. Mesmo que os carros que apresentamos neste post sejam bem populares, é bom ficar de olho se suas fabricantes buscam formas de agregar mais segurança a eles e obter notas melhores em testes de colisão futuros. Caso contrário, sua segurança ficará comprometida no dia a dia.
Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam os carros com as menores notas em testes de colisão!