
6 dicas para lavar seu carro corretamente
Você já deve ter cruzado na rua com carros que são praticamente novos, mas que já demonstram um certo desgaste na pintura. Essa é uma situação bem comum e você não vai querer que seu veículo fique assim. Na verdade, pequenos cuidados ao lavar seu carro podem impedir que você siga o mesmo caminho.
Local da lavagem, produtos utilizados, entre outros cuidados podem garantir um veículo com a pintura impecável por bastante tempo. Sendo assim, algumas dicas de como lavar o carro são sempre muito bem-vindas. Confira e aproveite!
1. Use os produtos adequados para lavar seu carro
Se você quer evitar o surgimento de manchas na pintura de seu carro, não use qualquer produto no momento da limpeza. Usar produtos adequados é um dos principais cuidados que devemos ter com o carro para mantê-lo bem conservado por muito tempo.
Por isso, evite cometer o mesmo erro de algumas pessoas, que lavam o carro com detergente de louças. Esse produto agride a pintura do carro, que aos poucos vai perdendo o brilho, tornando-se opaco com aquela aparência de carro velho. Prefira sempre os shampoos próprios para carro e, na ausência deles, opte pelo sabão neutro.
Para esfregar o carro, use luvas de lã natural ou microfibra, pois, além de não riscarem o carro, absorvem melhor a sujeira. No momento de secar, utilize toalha de microfibra ou de algodão — qualquer outro tipo pode provocar pequenos arranhões na pintura. Não esqueça das escovas, elas são indicadas para limpar pneus e rodas.
2. Lave o carro na sombra quando ele estiver esfriado
Só comece a limpeza de seu veículo se ele estiver frio. Pois muitos desligam o carro e, sem que ele esfrie, já começam a lavá-lo — isso pode provocar o surgimento de manchas na pintura.
Busque uma sombra e evite lavar seu carro com a carroceria ainda quente. Esse cuidado vai evitar o surgimento de manchas na pintura do carro — uma vez que o calor da lataria ou do sol tende a secar a água com sabão e, dessa forma, provocar manchas. Por isso, mantenha o veículo sempre molhado durante a lavagem.
3. Limpe uma parte de cada vez
Busque seguir a ordem correta enquanto estiver lavando o seu veículo. O certo é começar de cima para baixo. A ordem indicada é: teto, vidros, porta-malas, laterais e rodas.
É recomendável também que as rodas sejam sempre o primeiro item na lista, visto que elas têm sujeira acumulada. Começar por elas pode evitar o respingo de resíduos no resto do carro limpo.
4. Use limpador de vidros
Lembre-se sempre de limpar os vidros por dentro e por fora. Apesar de poder ser limpo com água e sabão, os vidros ficam muito mais claros se forem higienizados com limpador de vidro, e não esqueça de secá-los com toalhas de microfibra.
5. Limpe a parte interna com atenção
De nada adianta um carro limpo e com a pintura brilhando, se por dentro ele está com uma péssima aparência. Na parte interna, você deve começar pelos carpetes, retirando-os do carro e dando uma boa aspirada.
Além disso, é preciso tirar o limo e a sujeira, com um produto específico. Esfregue bem para retirar os resíduos de gordura. Mas atenção; para isso, utilize uma escova bem macia, para não danificar as fibras.
Antes de passar produtos de limpeza no interior do carro, retire a poeira e a sujeira acumulada no interior do veículo com a ajuda de um aspirador. Por fim, passe uma escova macia com produtos específicos para o estofamento.
6. Finalize com a cera
Para finalizar, encere o seu carro e deixe-o ainda mais bonito. Nessa etapa, o veículo deve estar totalmente seco, para melhor aderência da cera. Uma boa dica é não exagerar na quantidade, passando o produto apenas nas partes metálicas do veículo, deixando de fora os trechos emborrachados e plásticos.
E aí, o que achou das dicas de como lavar seu carro? Foram úteis para você? Lembrou-se de outras boas sugestões? Deixe seu comentário e compartilhe seus conhecimentos com a gente e com os nossos demais leitores. Saiba que sua participação é sempre muito importante!