8 vantagens dos combustíveis alternativos para veículos

Atualmente, os combustíveis alternativos para automóveis são um tema de crescente interesse e importância. Em meio à necessidade de mudanças, vêm à pauta discussões a respeito de uma série de alternativas para os métodos tradicionais de abastecimentos de veículos.

Essa alteração tecnológica mostra-se relevante em função dos constantes problemas ambientais, econômicos e até mesmo políticos que, nos últimos anos, vêm interferindo na questão dos combustíveis derivados de petróleo.

Mas quais são as vantagens que você pode experimentar com toda essa mudança contextual em relação ao abastecimento dos veículos? Continue a leitura e descubra!

1. Antecipam-se ao fim dos combustíveis tradicionais

Um dia, nossas fontes de combustíveis tradicionais, incluindo petróleo, estarão esgotadas. Devido ao fato de que essas jazidas normalmente não são renováveis, muitas pessoas se preocupam com a chegada de um dia em que a demanda por esses combustíveis será maior do que a oferta, provocando uma crise mundial considerável.

Os não ambientalistas também concordam com a opinião de que a maioria dos campos de petróleo (que localizam-se no Oriente Médio) estão associados a problemas tanto políticos quanto econômicos, o que agrava ainda mais o problema.

2. Reduzem a poluição

O uso de combustíveis alternativos diminui consideravelmente as emissões de gases nocivos (como dióxido de carbono, monóxido de carbono, partículas e dióxido de enxofre), além de emissões produtoras de ozônio.

Com a crescente preocupação com as questões ambientais, há grandes vantagens em poder contar com um veículo que funciona com uma tecnologia mais limpa. A principal delas é contribuir para um futuro com menos poluição nas grandes cidades, um clima mais ameno e um ambiente menos propício à propagação de doenças respiratórias. 

Afinal, a queima de combustíveis fósseis causa a elevação das temperaturas na atmosfera terrestre — o chamado aquecimento global. Embora o fenômeno ainda seja uma teoria, acredita-se que descobrir fontes de combustível de queima mais limpa é um passo essencial para melhorar a qualidade do nosso ambiente, principalmente do ar que respiramos.

3. Permitem que você economize um bom dinheiro

Os combustíveis alternativos podem ser menos onerosos, não apenas em termos do combustível em si, mas também devido ao fato de, normalmente, terem uma vida útil mais longa. Isso, por sua vez, significa poupança a longo prazo.

Veja o exemplo dos veículos híbridos. A quantidade de dinheiro que você precisará desembolsar ao longo do tempo para os reabastecimentos desses carros é consideravelmente menor em comparação aos gastos atuais para custear um modelo que funciona somente à base de gasolina.

Apesar de os veículos com a possibilidade de recarga elétrica ainda não estarem no mesmo patamar de preço dos demais, no final das contas, o investimento ainda vale a pena.

4. Contribuem com a redução de resíduos

Os biocombustíveis, os bioprodutos e a bioenergia proporcionam uma relevância moderna e nova para a velha crença de que o lixo de uma pessoa é o tesouro de outro. Isso é uma boa notícia, considerando que a população do planeta produz mais de 1,3 bilhão de toneladas de resíduos por ano.

Não estamos falando apenas de problemas relacionados à saúde, mas também de espaço físico. Imagine só se as áreas habitáveis ou de plantio se tornarem mais escassas do que já são? Além da poluição e do desgaste ambiental, uma série de outros conflitos, inclusive sociais, surgiriam. Nesse contexto, as consequências financeiras e relacionadas ao abastecimento da população poderiam ser terríveis.

5. Oferecem mais possibilidades de escolha

As pessoas são diferentes. Cada indivíduo tem seus próprios requisitos, opiniões e preferências. Quando falamos dos combustíveis alternativos e dos veículos correspondentes, que se abastecem com eles, falamos de uma grande questão e do fato de que sempre há algo para se adequar a qualquer estilo de vida. 

Atualmente, vivemos em um mundo em que a liberdade e a adequação a princípios sociais e políticos é um assunto que está sendo discutido em todos os lugares. A opção de usar ou não um veículo movido a determinado tipo de combustível não poderia ficar de fora dessa discussão.

6. Representam uma ajuda aos agricultores

O uso de biocombustíveis que dependem de culturas produzidas e processadas localmente ajudam a apoiar os agricultores por seu trabalho dedicado e árduo, como os que se dedicam à produção do álcool de cana-de-açúcar, por exemplo.

Vale lembrar que, quanto mais a produção local cresce, maior é a disponibilidade de capital de giro para toda uma população — o que é uma vantagem e tanto,  macroeconomicamente falando. 

7. Contribuem com a economia nacional

Como dissemos no tópico anterior, muitas vezes, os combustíveis alternativos podem ser desenvolvidos no mercado interno, utilizando os recursos naturais do Brasil e fortalecendo a economia em um sentido muito mais amplo do que se pode imaginar.

Isso tudo acaba sendo uma relação de “ganha-ganha” entre o pequeno produtor e o consumidor, que poderá também se aproveitar de uma série de vantagens às quais ele, de outra forma, não teria acesso ou sequer consideraria.

8. Significam menos idas aos postos de combustível

Os veículos híbridos e abastecidos por gás natural são mais econômicos em relação aos movidos a derivados de petróleo, fazendo com que você precise de menos reabastecimentos — e, consequentemente, passe a gastar menos dinheiro com isso.

Além da questão financeira, ter que se deslocar até o posto de combustíveis ou parar no meio de um trajeto para cumprir essa tarefa nem sempre é algo agradável, não é mesmo? Portanto, essa é mais uma vantagem simples, mas significativa, de preferir os combustíveis alternativos aos derivados de petróleo.

Como você pode perceber, a tecnologia para desenvolver e produzir veículos têm se modernizado cada vez mais entre as fábricas, tendo em vista que a escolha do veículo deixou de ser algo relacionado apenas às preferências de modelo e valores mais ou menos acessíveis.

Atualmente as pessoas que desejam comprar um carro pensam em uma série de fatores, como os custos de manutenção e o quanto ele polui. A evolução dos combustíveis alternativos segue essa tendência, como o mercado exige. Os proprietários e o planeta agradecem! Agora, para mais dicas como essas, siga-nos no Facebook!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This