
Entenda como funciona o algoritimo para motoristas de aplicativo
Ao falar em algoritmos, é comum que as pessoas se lembrem apenas dos algoritmos usados na construção de softwares ou daqueles que definem a forma como anúncios serão divulgados nas redes sociais.
No entanto, saiba que eles estão presentes em diversos tipos de programas, inclusive em aplicativos de transporte. Mas, afinal, como funciona na prática um algoritmo para motoristas de aplicativo? Acompanhe este artigo para descobrir!
O que é um algoritmo?
De maneira simplificada, podemos dizer que um algoritmo é um manual de instruções que traz todos os passos necessários para que as funções de um programa funcionem de maneira adequada, sendo usado na construção da linguagem do sistema.
Isso significa que o algoritmo é responsável por definir como uma tarefa será executada e como resolver um possível problema. No Facebook, por exemplo, existem algoritmos específicos que definem quais postagens serão mostradas em seu feed para evitar que publicações em excesso ou que não sejam de seu interesse cheguem até você.
Quais são as principais características de um algoritmo?
De modo geral, um algoritmo tem três características principais:
- ele não deve dar margem para dupla interpretação;
- precisa ser efetivo para que todas as etapas existentes sejam executadas em um tempo determinado;
- deve produzir informações de saída para o mundo externo, momento em que a tarefa pretendida é realizada.
No caso de um aplicativo de transporte, os algoritmos contam com inteligência artificial para supervisionar e administrar os motoristas e suas viagens. Isso é feito a partir das próprias ações do condutor, que vão moldando o algoritmo com o tempo e garantem benefícios no dia a dia, como maior segurança nas viagens. Saiba mais sobre isso a seguir.
Como o algoritmo pode identificar as corridas para cada motorista?
Em um primeiro momento, podemos dizer que os algoritmos de aplicativos de transporte ajudam a proteger os motoristas, evitando que eles sejam atraídos para emboscadas. Mas como isso acontece?
Para responder a essa questão, vamos pegar como exemplo a Uber. O aplicativo da empresa analisa, em tempo real, os dados de milhões de viagens realizadas pelo aplicativo todos os dias. Com a ajuda dos algoritmos do app, a Uber cruza as informações sobre os passageiros — desde sua localização e forma de pagamento até a quantidade de viagens realizadas — para descobrir se a corrida será segura.
Caso o sistema conclua que há algo errado na viagem, entendendo que ela é uma emboscada, por exemplo, imediatamente a corrida é desconsiderada e não aparece para o motorista. Não pense que é possível acompanhar esse processo — ele acontece de forma automática, em poucos segundos.
É por esse motivo que, quando uma pessoa chama um carro, pode ser que um motorista que está a 10 minutos de distância atenda a corrida, e não os que estão mais perto. Afinal, os algoritmos definem critérios de compatibilidade para conectar os usuários com os condutores.
Agora que você já sabe o que são algoritmos e como eles podem interferir nas viagens por aplicativos de transporte, é importante destacar que todo motorista precisa estar atento a diversos fatores para conseguir corridas melhores. Entre eles estão reputação, quantidade de corridas realizadas, quantidade de corridas canceladas pelo próprio motorista e tempo para pegar um passageiro.
Este post foi útil para você? Acha que seus amigos também têm dúvidas sobre o algoritmo para motoristas de aplicativo? Então não deixe de compartilhar o artigo em suas redes sociais!