Quais são os cuidados com câmbio automático que devem ser tomados?

É comum que motoristas acostumados com carros de câmbio automático tenham dificuldade ao dirigir um veículo manual. E não é para menos: os automáticos não possuem pedal de embreagem, pois a troca de marchas é feita pelo próprio sistema do automóvel.

Além de oferecer mais comodidade no trânsito, por não ser necessário se preocupar com as marchas, o carro automático tem componentes com maior durabilidade e proporciona trocas de marcha mais suaves.

Mas não pense que o sistema automático pode funcionar sozinho — na verdade, ele exige tantos cuidados quanto os automóveis manuais. Por isso, preparamos este post com os principais cuidados com câmbio automático que você precisa adotar no dia a dia. Vamos lá?

Utilize a lubrificação adequada

Quando o câmbio não recebe a lubrificação apropriada, acontece um excesso na fricção dos discos de troca e dentes do conjunto. Além disso, o sistema pode superaquecer e, até mesmo, parar de funcionar.

O ideal é que a troca do óleo do câmbio automático seja feita a cada 30 mil quilômetros (para óleo mineral) e a cada 50 mil quilômetros (para óleo sintético). No entanto, é essencial observar o manual do fabricante e conferir o prazo indicado para troca.

Mesmo com a recomendação, vale a pena ficar atento a alguns sinais de que a troca do óleo é necessária, como a perda de rendimento do automóvel ou trepidações nas arrancadas.

Coloque o câmbio no modo correto ao parar

Um hábito que você nunca deve adotar no dia a dia é engatar a posição R (ré) ou P (parking) quando o veículo estiver em movimento, mesmo que ele esteja devagar. Esse é outro dos cuidados com câmbio automático essenciais.

Precisa dar ré? Espere até o carro parar de vez e passe da posição D (drive) para R. Caso contrário, o sistema pode se sobrecarregar, o que reduz a vida útil do câmbio. Já na hora de estacionar, puxe o freio de mão antes de colocar o câmbio no P, para evitar trancos e um esforço extra.

Verifique o líquido do radiador

Responsável por refrigerar a transmissão, o líquido do radiador, quando está com algum problema, também pode causar prejuízos ao câmbio. O superaquecimento do arrefecimento do motor, por exemplo, pode causar o mesmo no câmbio.

Portanto, sempre verifique os líquidos da transmissão e do radiador — fazendo isso com o motor funcionando e na temperatura normal —, e observe se há algum vazamento.

Use o freio motor em descidas

Se você vai passar por um declive, o certo é manter a posição do câmbio em D, e se possível (caso seu carro tenha essa função), colocar na função S (Sport), para que a rotação do motor fique maior. Assim, ajuda os freios a segurarem o carro — a popular função freio motor. Caso passe por uma descida com o N (neutro) engatado, haverá um desgaste maior da caixa de marchas, e os freios podem superaquecer.

Neste post, você conheceu os principais cuidados com câmbio automático a serem adotados no dia a dia. Além de aumentarem a vida útil do câmbio, essas dicas são muito importantes para reduzir as chances de desgaste do veículo, evitar acidentes e proporcionar uma direção mais tranquila e segura.

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