
Entenda como o cálculo do seguro auto é feito
Ao adquirir um carro, é necessário que o proprietário esteja atento a diversos aspectos. Entre eles, está o seguro auto, que é imprescindível para proteger o motorista de uma série de imprevistos no dia a dia — como roubo e furto.
Como o seguro não possui um preço fixo, variando de acordo com uma série de fatores na hora da mensuração do preço, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o assunto. Esse é o seu caso? Então, continue a leitura para entender como a seguradora faz o cálculo do seguro auto e quais as variáveis consideradas para isso!
Como a seguradora faz o cálculo do seguro auto?
Para determinar o preço do seguro auto — que é conhecido como “prêmio” —, a seguradora faz uma avaliação do risco de ter a pessoa como cliente, ou seja, leva em consideração o valor que ela deverá desembolsar para, em caso de sinistros, consertar o veículo ou cobrir danos materiais ou físicos.
Quanto maior o risco, maior será o preço do seguro. Com isso, se um condutor se enquadra em um perfil de alto risco, o valor a ser pago será mais alto. Um exemplo: uma pessoa que possui um carro novo, tirou a CNH recentemente e vive em uma região de alta criminalidade tem mais chances de ser roubada. Portanto, o seguro será mais caro.
É importante destacar que o peso das características de um motorista não é igual em todas as seguradoras. Cada uma tem seu próprio modelo de avaliação de riscos, o que faz com que o cálculo do seguro auto varie tanto de um lugar para outro.
Quais as variáveis consideradas para o cálculo?
A seguir, separamos alguns dos fatores mais comuns que são analisados pelas seguradoras durante o cálculo do seguro auto. Confira!
Modelo e ano de fabricação do veículo
Existem diversas informações sobre o modelo que podem encarecer o seguro. Se o automóvel é novo, a tendência é o que o preço seja mais alto. Isso também acontece com veículos que já saíram de linha, pois é difícil encontrar peças para eles.
Coberturas e serviços
A escolha por uma cobertura ampla e serviços adicionais também impacta o preço do seguro. Quanto maior for a cobertura, mais protegido você vai estar, mas o valor a ser pago também aumentará.
Perfil e histórico do condutor
Um dos principais aspectos ao fazer o cálculo do seguro auto é o perfil do motorista. Informações como idade, gênero, estado civil, endereço, entre outros, são alguns dos fatores levados em conta ao traçar o perfil. Se a pessoa já se envolveu em outros acidentes e tem um histórico de multas, o valor tende a aumentar.
Região de circulação
Não apenas o local onde o condutor mora é considerado pela seguradora, mas também a região pela qual ele vai circular com o veículo. Afinal, área em que a criminalidade é alta ou com estradas com más condições, por exemplo, aumentam as chances de sinistros.
No post de hoje, você entendeu como o cálculo do seguro auto é feito. Lembre-se de contar sempre com uma boa seguradora, checando a reputação, avaliando as coberturas oferecidas e se certificando da transparência das informações. Desse modo, você garante um serviço de qualidade.
A Valente Seguros atua no mercado há mais de 25 anos e oferece serviços rápidos, seguros e acessíveis para todos os públicos. Acesse a nossa página e veja como podemos ajudar!