Glossário de seguros: 7 termos que você precisa conhecer

Na hora de contratar um seguro automotivo, sempre fica aquela dúvida a respeito dos termos que aparecem nos documentos e inclusive nas propagandas, não é? Para te ajudar a compreender melhor todas aquelas palavras bem típicas do vocabulário dos corretores e empresas, preparamos este glossário de seguros com os termos mais utilizados. Confira na íntegra!

1. Adesão

O primeiro termo do glossário de seguros diz respeito à adesão. Trata-se do termo que as seguradoras utilizam para definir o efeito ou o ato do contratante aderir ao contrato, que é chamado juridicamente de contrato de adesão.

2. Prêmio

Esse termo causa dúvidas na maioria dos contratantes de seguro, que imaginam que se trata do valor pago na indenização. Ou seja, quando o veículo é furtado ou roubado e o segurado recebe a quantia referente ao valor do carro. Na verdade, prêmio é o valor pago para a seguradora. Essa quantia servirá para a seguradora garantir o pagamento da indenização que consta no contrato.

3. Sinistro

O termo “sinistro”, ao contrário do que parece ser, não se refere a algo obscuro ou que ocorreu de maneira inexplicável. Esse verbete do nosso glossário de seguros diz respeito à ocorrência do fato considerado como risco que foi previsto no contrato. No caso dos veículos, o sinistro seria o acidente que causa danos ao carro, o roubo do automóvel ou qualquer tipo de subtração do mesmo.

4. Franquia

Quando falamos em franquia, parece que estamos nos referindo a algo gratuito, não é? Mas não é nada disso. Franquia, na verdade, é uma parte da indenização que o segurado precisa pagar para a seguradora para que esta tenha direito à cobertura prevista no contrato.

Sabendo disso, entender o porquê de você pagar alguns valores fica mais fácil: quanto maior a franquia contratual, menor o risco que a seguradora tem em oferecer o seguro, o que quer dizer também que o prêmio a ser pago será mais barato.

5. Proposta

O significado de proposta em nosso glossário de seguros também é algo fácil de entender. Sabe aquele formulário impresso contendo várias perguntas que determinarão se a seguradora aceitará ou não realizar a cobertura de determinado veículo? Pois bem, aquele documento é chamado de proposta, e tem detalhes que implicarão diretamente no valor do prêmio, da franquia e da indenização.

6. Contrato

O contrato de seguro nada mais é do que a apólice em si. Esse documento contém todos os termos combinados entre a seguradora e o segurado de uma forma específica, como o valor do prêmio, da indenização, da franquia, os sinistros previstos e, inclusive, condições que anulam aquela apólice. Vale lembrar que esse documento deverá estar de acordo com as premissas do Código Civil brasileiro.

7. Apólice

Vale a pena citar o termo apólice em nosso glossário de seguros, tendo em vista que é um dos termos mais utilizados pelos corretores e que também foi citado por diversas vezes neste post. A apólice de seguros é o nome do acordo utilizado nesse tipo de contratação. Ou seja, por meio dela, o segurado repassa a responsabilidade da restituição dos danos sofridos pelo bem sinistrado para a seguradora.

Ficou bem mais fácil agora compreender o que dizem os corretores de seguro, não é mesmo? Para que você conheça ainda mais a respeito do assunto, não deixe de ler o post Checklist: tudo o que você precisa saber sobre seguro para autos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This