
Afinal, como funciona um rastreador veicular?
Da mesma forma que, nas últimas décadas, a aquisição de um veículo ficou muito mais acessível aos brasileiros, as perdas em função de furtos, roubos, e outros tipos de acidentes envolvendo esse valioso bem aumentaram de forma exponencial.
Uma das alternativas para se evitar esses inconvenientes é a instalação de um rastreador veicular. Mas ainda são muitas as desconfianças por parte dos consumidores a respeito da eficácia desse tipo de dispositivo.
É por isso que o post de hoje vem para tirar todas as dúvidas e mostrar que se trata de um sistema muito útil. Confira na íntegra!
Integração com um sistema de GPS
Um veículo equipado com um rastreador veicular funciona integrado a um GPS (Sistema de Posicionamento Global). O GPS trabalha com o sinal via satélite, de forma a fornecer a interface dos sistemas de navegação para auxiliar o motorista a encontrar o caminho desejado, e também aponta a localização exata do carro. Existem dois tipos de sistemas de rastreamento por GPS: os passivos e os ativos.
Rastreador veicular passivo
O sistema de rastreamento veicular passivo fornece registros de atividades no trajeto monitorado, a quilometragem, os destinos e as velocidades alcançadas pelo motorista do carro. Alguns dispositivos de localização passiva incluem recursos, como os conhecidos mapas e planejamentos de viagem.
O dispositivo de rastreamento passivo transfere os dados para um computador por meio de um link de rádio de curto alcance. Essa transferência de dados ocorre quando o veículo retorna ao local de origem ou área de base, como a garagem ou o estacionamento de uma casa. O usuário pode abrir aqueles dados para simples visualização ou baixar todo o relatório.
Rastreador veicular ativo
O sistema de rastreamento de automóveis ativo proporciona a transferência de dados em tempo real através de um sistema de rastreamento com base na internet para o envio de informações.
Tipos de alerta
O sistema de rastreamento veicular ativo pode, ainda, fornecer alertas via diversos tipos de software de mensagens ou ligações telefônicas para enviar atualizações sobre o paradeiro do carro naquele instante.
Normalmente, um desses alertas é prontamente enviado via site do fornecedor do serviço quando o veículo se movimenta sem a utilização da chave de ignição. Cabe ressaltar que em todos os casos, não há limites para o alcance da localização do veículo, mesmo em locais fechados.
Usos mais comuns
Além de rastrear a localização, bem como fornecer dados para as viagens, um sistema de rastreamento de carro pode ajudar a evitar o roubo do veículo. Quando existe a percepção de um roubo ou assalto, as formas de contato do proprietário do automóvel com o fornecedor do serviço são bastante simples.
Socorro imediato
Além da prevenção de assaltos, um sistema composto por um rastreador veicular pode ser extremamente útil em casos de envolvimentos em acidentes em locais remotos ou até mesmo quando o carro acidentalmente adentrar locais inundados, pois, o fornecedor do serviço, podendo localizá-lo, poderá facilmente encaminhar um reboque ou entrar em contato com equipes de socorro de forma mais ágil.
Ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do rastreador veicular? Então entre em contato e adquira o seu!