Airbag para motos: confira a importância desse acessório de segurança

A segurança é um fator muito importante no trânsito que deve ser levado em consideração por todo motociclista, principalmente para quem trabalha sobre duas rodas. Para se ter uma ideia, os condutores são os que mais morrem em acidentes de transporte relacionados ao trabalho.

Se você quer andar de moto com segurança, contar com os acessórios certos é essencial. Um item pouco conhecido é o airbag para motos, que é capaz de proteger o motoqueiro e de fazer a diferença para salvar sua vida em caso de um acidente.

Quer saber o que é o airbag para motos e como ele funciona na prática? Continue a leitura e veja ainda qual a importância desse equipamento!

O que é o airbag para motos?

Ao contrário do airbag para carros, o para motos tem o formato de um colete que é totalmente independente do veículo. Ele possui sensores eletrônicos ou outros tipos de gatilhos — os quais variam de acordo com o modelo — que são acionados quando ocorre uma colisão a fim de a proteger o corpo do piloto.

Atualmente, existem diversos tipos de coletes e jaquetas com esse acessório. Muitos modelos são leves, podendo ser usados sobre roupas normais, e os que possuem sensores eletrônicos precisam ser carregados para funcionar.

Como o equipamento funciona na prática?

É bastante simples: se uma pessoa estiver dirigindo e se envolver em um acidente de trânsito, o airbag para motos detecta o choque e seu sistema é ativado automaticamente. Com isso, câmaras da ar embutidas no traje liberam um gás sob alta pressão que infla o acessório.

Desse modo, ao atingir o chão, o motoqueiro terá chances reduzidas de sofrer machucados graves, uma vez que o impacto será amortecido. É possível instalar sensores em locais diferentes da moto, diminuindo radicalmente o tempo de ativação.

Qual a importância do airbag para motos?

Se você ainda está em dúvida se deve investir em um airbag para motos ou não, separamos, a seguir, as principais vantagens do equipamento. Confira!

Protege o motociclista

Mesmo que um motociclista utilize acessórios de segurança ao pilotar, o risco de morrer em uma colisão é 20 vezes maior se comparado aos motoristas de carros. Por esse motivo, contar com todos os acessórios para garantir a sua segurança é imprescindível, e o airbag para motos é um deles, oferecendo uma proteção mais completa.

Reduz os riscos de danos graves

Como o acessório é acionado em milésimos de segundos após uma colisão, as chances de que você sofra danos graves são bastante reduzidas. Com isso, partes como peito, costas, clavícula, rins e abdômen são protegidas e seu corpo não sofre com lesões sérias.

Diminui a probabilidade de sequelas em caso de acidentes

Por fim, saiba que o airbag para motos também ajuda a reduzir a probabilidade de sequelas em caso de acidentes. Isso porque, como sua queda será amortecida, fraturas e outras sequelas graves têm menor probabilidade de acontecer.

O airbag para motos não é um equipamento tão conhecido no mercado, mas, como você conferiu ao longo deste artigo, ele faz toda a diferença no trânsito e garante a sua segurança. Por isso, é um investimento que deve ser considerado.

E não se esqueça de contar com os demais acessórios de segurança para se proteger ao pilotar, garantindo a tranquilidade de suas viagens e evitando problemas mais sérios em caso de acidentes.

Se você gostou deste artigo e quer conferir outras dicas e orientações, assine a nossa newsletter e receba todas as novidades do nosso blog em seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This