Carro na praia: 5 dicas para evitar danos causados pela maresia
Se você vai viajar com seu veículo para o litoral, tome muito cuidado! Na praia, o carro está sujeito a muitos danos provocados pela ação da maresia ― a corrosão e a ferrugem atacam objetos metálicos sem dó nem piedade ― por isso, fique atento!
Além da maresia, outros fatores também contribuem para danificar os veículos, como a umidade, o sal e a areia. Pois, sem que a gente perceba, acabam atacando a lataria e alguns componentes do carro, como nos espaços entre as borrachas, nas maçanetas e nos frisos do teto e das portas.
Por isso, todo cuidado é pouco e tudo que puder ser feito para minimizar a ação desses agentes será válido! Continue a leitura e conheça 5 dicas para evitar os danos da maresia no seu carro!
O que é maresia?
A maresia, que pode danificar várias peças do carro, nada mais é do que uma névoa úmida e salgada vinda do mar, que atinge tudo que estiver por perto. As peças do automóvel mais atingidas são a suspensão, o estabilizador e todas aquelas feitas de ferro.
Apesar de os carros de hoje receberem uma proteção antiferrugem na carroceria, durante o uso podem surgir riscos, amassados, entre outras agressões que danificam essa proteção, facilitando, dessa forma, o surgimento da ferrugem.
No entanto, proteger o veículo é muito mais fácil do que reparar os danos causados pela maresia e seus agentes. A manutenção é fácil de ser feita e evitará gastos com reparos futuros.
Confira, a seguir, o que pode ser feito para evitar danos maiores ao seu veículo!
Como evitar os danos causados ao carro na praia?
1. Cubra as superfícies metálicas
Mesmo que o carro esteja sob a proteção de uma garagem, é muito importante que ele seja ainda mais protegido. A melhor forma é cobri-lo com uma lona impermeável, isolando-o da névoa de ar do mar e da chuva.
Podem ser encontradas no mercado capas para diferentes tipos de veículos e o ideal é que elas fiquem bem amarradas, evitando que voem e, dessa forma, permitam o contato da maresia com o carro. Contudo, é importante deixar um espaço para a circulação do ar para evitar o mofo ou o cheiro ruim no veículo.
2. Inspecione as superfícies metálicas
Outra atitude muito importante a ser adotada, em relação ao carro na praia é inspecionar as peças metálicas mensalmente ou mesmo semanalmente, de acordo com a sua disponibilidade. Nessa inspeção, devem ser verificados sinais de corrosão pelo veículo, em especial no motor do carro. Um simples arranhão pode se tornar um futuro ponto de corrosão, por isso elimine-o logo.
3. Leve seu carro para uma lavagem especial
Caso seu carro permaneça mais de 15 dias no litoral, encaminhe-o para uma lavagem especial. Apenas fique atento aos produtos que serão usados, que devem ser neutros para que não agridam a proteção da pintura, bem como as borrachas e componentes elétricos.
4. Fique atento aos danos causados pelos resíduos de sal e areia
Esses resíduos podem danificar o amortecedor, rompendo as coifas, comprometendo o funcionamento da suspensão do automóvel. Por isso, sempre que passar alguns dias no litoral, lembre-se de fazer uma manutenção na caixa de direção e nos amortecedores.
5. Trate as superfícies metálicas
Um tratamento com produtos de inibição de ferrugem nas superfícies metálicas pode ser muito útil. Tudo que for utilizado dentro do veículo também deve receber o tratamento, a fim de evitar que a corrosão se espalhe. Se apesar desse cuidado, algum sinal de ferrugem surgir, remova-o com palha de aço ou lixa antes de aplicar o produto.
Como você percebeu, existem várias formas de prevenir os danos que a maresia pode causar ao seu carro na praia! É só colocá-las em prática para manter seu veículo sempre bem protegido!
E você, achou o nosso artigo útil? Comente! Vamos adorar sua participação!