Como mudar a habilitação para transportar passageiros em Uber?

O trabalho como motorista profissional ganha cada vez mais espaço no mundo, ampliando-se de uma forma pouco vista em outros setores. Segundo dados da Uber, a empresa possui 1 milhão de motoristas e entregadores parceiros no Brasil, além de contar com 22 milhões de usuários no país. Já em escala global, são 5 milhões de motoristas e entregadores e 103 milhões de usuários.

Frente a esse cenário, aplicativos de transporte como a Uber têm uma necessidade crescente de motoristas para se dedicar ao trabalho. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o assunto, sendo a principal delas como mudar a habilitação Uber. Se esse é o seu caso, continue a leitura para entender como fazer isso, além de conhecer outros detalhes importantes.

Vá ao Detran para adicionar a observação EAR na CNH

Todo motorista que deseja trabalhar em um aplicativo de transporte precisa ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B com a especificação Exerce Atividade Remunerada, que deve ser impressa no campo de observações no verso do documento.

Chamada de EAR, essa especificação tem grande importância, pois é ela que permite ao motorista atuar de forma profissional. A solicitação deve ser feita junto ao Detran da sua cidade.

Faça o exame médico

Para incluir a observação EAR na CNH, o motorista precisa ir a uma clínica credenciada pelo Detran e fazer o exame clínico, oftalmológico e a avaliação psicológica para ter a sua capacidade mental avaliada. O exame é similar ao feito para retirar a primeira habilitação, embora conte com uma entrevista mais completa, em que é verificado o consumo de bebidas alcoólicas pelo condutor.

Na clínica, você deve levar a sua CNH, o boleto de comprovante do Documento de Arrecadação do Simples Doméstico (DAE) obtido no Detran e efetuar o pagamento do exame.

Aguarde a chegada da sua CNH atualizada

Após receber um resultado na avaliação psicológica, agora é só aguardar a CNH atualizada chegar em sua casa. O prazo de entrega é de 7 dias úteis, e os Correios fazem três tentativas de entrega. Caso a CNH não chegue, vá ao Detran de sua cidade para verificar a situação do documento.

É preciso destacar que, além de ter uma CNH com a indicação da EAR, também é necessário que o motorista apresente os seguintes documentos para se tornar um motorista profissional pela Uber:

  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que pode ser tanto no nome do condutor quanto no de outra pessoa, desde que seja na categoria particular;
  • Atestado de Antecedentes Criminais, que pode ser obtido junto à Secretaria de Segurança Pública (SSP);
  • seguro com cobertura APP (Acidentes Pessoais a Passageiros), uma proteção muito importante para o motorista e os seus passageiros que é obrigatória na hora de fazer o cadastro no aplicativo.

Como você conferiu, mudar a habilitação para transportar passageiros pela Uber é um processo bastante simples. Basta seguir as orientações que apresentamos neste artigo para fazer isso sem problemas e com tranquilidade.

Os seus amigos também desejam trabalhar com aplicativos de transporte, mas não sabem como mudar a habilitação Uber? Compartilhe este post em suas redes sociais e mostre a eles como esse processo é fácil!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This