
Compra de carro seminovo: como fazer um bom negócio?
Comprar ou trocar de carro é sempre um momento de felicidade, pois não é todo dia que compramos um bem desse valor, não é? Mas antes de tudo, é preciso ficar atento a alguns detalhes para que o sonho não acabe virando um pesadelo.
Principalmente na compra de carro usados, que podem ser facilmente “maquiados” pelos revendedores — que podem deixar um carro cheio de problemas com aparência de novo —, o conhecimento é fundamental. Para não cair nessas armadilhas, nós aqui da Valente Seguros preparamos algumas dicas para que você faça um bom negócio na compra de um carro seminovo. Confira!
Identifique as suas necessidades
Antes de definir qual o tipo de carro você vai comprar, é preciso identificar as suas reais necessidades. Se a sua família for grande, é preciso pensar em mais espaço e conforto para as crianças. Se você for solteiro, um veículo menor e mais econômico pode ser uma boa opção. Mas considere também a finalidade do carro. Para viagens de fim de semana, considere um porta-malas um pouco maior, por exemplo.
Enfim, analise em quais situações o carro será mais utilizado e defina o modelo antes mesmo de ir a uma revendedora.
Investigue a procedência do veículo
Essa parte é um pouco burocrática, mas nada de complicação! Com a numeração da placa e Renavam do veículo, dá para saber se a documentação está em dia, quantos donos o carro já teve, se já foi táxi, se foi carro de empresa, se já passou por algum sinistro, se foi leiloado e diversas outras informações que podem lhe ajudar a tomar a decisão de comprar ou não.
Realizar a compra de carro seminovo sem pesquisar a sua procedência pode trazer muitas dores de cabeça, além de gastos excessivos com manutenções corretivas e regularização de documentos.
Experimente o carro
Antes de efetuar a compra de carro seminovo, é imprescindível verificar se o veículo está em bom estado de conservação. Para garantir, é necessário fazer uma avaliação visual e também um test-drive.
Tenha em mente os pontos que merecem mais atenção, como a lataria e pintura, o barulho do motor, freios, suspensão, pneus, entre outros — lembrando que essas são apenas sugestões e que cada veículo merece uma avaliação diferente. Na hora de fechar negócio, aliás, o ideal é procurar um mecânico em quem você confie para fazer uma inspeção profissional e mais detalhada.
Solicite serviços de pós-venda
Uma dica importante que poderá lhe ajudar a poupar um bom dinheiro é condicionar a compra do veículo a alguns serviços, como revisão, troca de óleo, alinhamento e balanceamento.
Quando realizados separadamente, eles não costumam ser muito caros, mas fechar um pacote na hora da compra pode ser bastante vantajoso.
Não feche negócios à noite
Outra dica importantíssima é nunca comprar um carro seminovo e fechar negócios durante a noite ou em dias de chuva, pois o veículo pode apresentar algumas falhas na pintura ou na lataria que ficam imperceptíveis sem claridade. Muitos vendedores se aproveitam dessa situação para “empurrar” um carro com algum defeito para compradores desatentos. Fique ligado para não cair nessa!
Fazer uma compra de carro seminovo é uma ótima opção para fugir dos altos preços das concessionárias, mas para não acabar em uma cilada, é importante que seguir as nossas dicas!
Gostou do post? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e ajude a espalhar a informação!