Conheça os melhores carros 4×4 na relação custo-benefício

Encontrar o melhor 4×4 pode ser um desafio, principalmente quando um dos critérios é a relação custo-benefício. Para garantir o deslocamento em condições adversas (circuitos fora de estrada), eles são equipados com componentes extras no câmbio e nos itens eletrônicos. O conjunto da suspensão também costuma sofrer alterações em comparação aos demais veículos. 

Além disso, existem diferentes tipos de tracionamento: permanente, automático, selecionável ou por demanda. Para escolher corretamente é preciso considerar o uso do automóvel e, claro, o seu valor de mercado. Quer saber qual o melhor 4×4 na relação custo-benefício? Confira a seguir! 

Suzuki Jimny 4All

Compacto, rústico, econômico e alta capacidade off-road são as principais características do jipinho. O sistema de transmissão manual com cinco velocidades é reforçado pela tração 4×2 ou 4×4 com reduzida e acionamento no painel. A altura livre de 20 cm facilita a transposição de obstáculos. Já a motorização é 1.3 e só pode ser abastecido com gasolina. Além disso, o Jimny é dos 4×4 mais baratos do mercado. 

Renault Duster Dynamique

O Dynamique sai na frente quando o assunto é robustez e potência. Ele é o único tracionado da linha Duster. O motor flex 2.0 (148 cv) acompanha o conjunto de marchas de 6 velocidades com a primeira mais curta e tração sob demanda. O interior  espaçoso e o porta-malas de 475 de capacidade também chamam a atenção. Entre os acessórios estão os sensores de estacionamentos, kit multimídia, faróis de neblina e GPS.  

Jeep Renegade Custom 

Certamente, o Renegade está entre os 4×4 mais vendidos do Brasil. Embaixo do capô, um motor 2.0 (170 cv) turbodiesel. A transmissão automática de 9 velocidades está alinhada a 4 programações de tração sob demanda (snow, sand, mud, auto). Além desses diferenciais, os principais acessórios da versão Custom são: direção elétrica, controle de cruzeiro, rádio Bluetooth e navegação por GPS. 

Ford Ecosport Storm

O Storm é o único 4×4 da linha Ecosport. O veículo atrai diversos olhares em razão do design, acabamento interno e valor reduzido em comparação aos demais SUVs com configurações semelhantes. Motor 2.0 com injeção direta, 6 marchas automáticas e tracionamento sob demanda 100% automático. O Storm leva 7 airbags, central multimídia e bagageiro de 356 litros. Ele também sai de fábrica com outros acessórios que podem ser encontrados na versão Titanium. 

Suzuki Vitara Allgrip

A estética similar aos carros urbanos esconde um conjunto mecânico com potencial off-road. Altura de solo superior aos concorrentes (20,5 cm) e tração 4×4 acoplada às 6 velocidades da transmissão automática dão um toque a mais ao modelo. Os acessórios são chamativos: start-stop, câmera de ré, ar-condicionado digital e tela de 10’ na central multimídia. Apesar de não ter a tradicional reduzida do Jimny, o Vitara Allgrip é uma opção para quem deseja espaço interno e no porta-malas (440 litros). 

Esses são os principais carros tracionados no quesito custo-benefício. O próximo passo é realizar uma pesquisa de mercado minuciosa entre veículos novos e usados para encontrar as melhores ofertas e ter suas expectativas atendidas. Lembre-se de contratar um seguro assim que fechar negócio. Afinal, não vale a pena correr riscos após adquirir o melhor 4×4. 

Que tal saber mais sobre o seguro de carros novos e usados? Leia nosso artigo e descubra as diferenças!

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