Férias: 7 dicas para fazer check-up do carro antes de viajar

Um dos períodos mais esperados do ano se aproxima: as férias de verão. É o momento de pegar o carro, sair para viajar com os amigos e aproveitar. Para não transformar esse sonho em um pesadelo, é muito importante tomar os cuidados certos antes de pegar a estrada.

Se você está no time dos que não querem vivenciar nenhuma surpresa desagradável, veja o que considerar para fazer um check-up do carro eficiente. Vamos lá?

1. Teste os freios

Os freios são importantíssimos, mas muitas pessoas viajam com o sistema super desgastado. O resultado disso você já pode imaginar, não é? Antes de fazer isso, não se esqueça de dar uma olhada no nível do fluido e checar se existe algum vazamento.

Enquanto você está dirigindo, também é importante fazer alguns testes, como reparar possíveis ruídos, trepidações ou alguma inconsistência no pedal. Se perceber isso, vale a pena fazer uma avaliação mais criteriosa, reparando a condição das pastilhas de freio em um mecânico de confiança.

2. Analise a condição dos faróis e lâmpadas

Ver e ser visto é um dos pontos mais importantes para trafegar com segurança. Por isso, faça um teste para ver se os faróis, luzes de freio, setas e outros meios de sinalização estão funcionando. Acredite: você pode precisar deles mais que imagina. Então, ter seu funcionamento perfeito pode significar se livrar de uma dor de cabeça e tanto.

3. Fique de olho nos combustíveis e lubrificantes

O combustível é um dos principais responsáveis por fazer seu carro funcionar. Para não se deparar com alguma queda de funcionamento, é fundamental que ele seja de qualidade. Procure postos de gasolina conhecidos, considerando as bandeiras renomadas. E faça o mesmo no caso dos lubrificantes!

4) Verifique a condição do limpador de para-brisas

Muitos motoristas ainda trafegam com limpadores em péssimas condições, com a borracha ressecada pelo sol e as hastes soltas. Porém, nunca se sabe quando vai começar a chover ou, ainda, você vai ter os vidros do carro sujos de barro e a visibilidade comprometida.

Para não sofrer com esse momento, cheque se eles estão em um bom estado e limpe as borrachas constantemente – apenas com água.

5) Cheque a condição dos pneus

Os pneus também merecem um cuidado especial. Você pode começar pela tarefa mais básica: a calibragem de todos eles (inclusive o estepe). Somado a isso, não deixe de verificar a necessidade de um alinhamento ou balanceamento, melhorando a vibração no volante ou o desequilíbrio na hora de dirigir. Essa é uma maneira eficiente de trafegar com mais segurança.

Para fechar o pacote, dê uma olhada no desgaste da banda de rodagem dos pneus e rodas. Se estiverem muito gastos, pode ser que sua função esteja comprometida e você sofra mais com derrapagens e aquaplanagens. Por fim, leve sempre o macaco e o triângulo com você.

6. Veja se o cinto de segurança funciona bem

Você, provavelmente, já ouviu que o cinto de segurança salva vidas – e é verdade. Veja se eles estão em perfeito funcionamento e se estão disponíveis para todas as pessoas que vão viajar. Aproveite e cheque se o mecanismo que faz com que ele fique firme está funcionando e se está conferindo a segurança necessária.

7. Dê uma olhada na situação da correia dentada

Poucas pessoas colocam esse item na manutenção preventiva, mas ele merece atenção. A troca deve acontecer a cada 50 mil quilômetros, mas pode ser que precise ser feita antes, mesmo quando seu veículo ainda é novo. Aproveite a manutenção preventiva para dar uma olhada e manter o motor preservado.

Fazendo o check-up do carro, fica bem mais fácil viajar com segurança nas férias. E aí, meu amigo, é só aproveitar e relaxar, pois você estará seguro para pegar a estrada.

Se esse conteúdo ajudou você e pode alertar outras pessoas sobre como viajar com prudência nas férias, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This