Carros

Rodas automotivas: 7 dicas para cuidar das rodas do seu carro

Escrito por Valente Seguros

A paixão do brasileiro por carros faz com que muitos motoristas cuidem de seus veículos com muita dedicação, inclusive trocando algumas peças originais por opções mais estilosas. Entre  as peças que mais chamam a atenção no carro e que requerem cuidados, estão as rodas. Seja de liga leve ou aquela feita do bom e velho ferro, as rodas merecem cuidados para estarem sempre com aspecto de novas e limpas. Confira agora sete dicas para cuidar bem das suas rodas automotivas!

Faça a limpeza constantemente

As rodas acumulam muita sujeira durante os trajetos feitos pelo carro. Para mantê-las com a aparência de novas, o importante é fazer uma limpeza toda semana ou após rodar por locais com muita poeira ou lama. Lembre-se de secar bem as rodas, pois os sais minerais presentes na água podem deixar manchas indesejáveis. 

Use produtos adequados

Os produtos automotivos feitos à base de glicerina são os mais indicados para os pneus. Nunca passe derivados de petróleo (como querosene) ou outro produto que tenha borracha em sua composição. Existem algumas ceras protetoras que podem ser passadas nos raios das rodas. Elas protegem contra arranhões e riscos e mantêm o brilho do aço por muito mais tempo.

Calibre os pneus com frequência

Pneus murchos são armadilhas para estragar as rodas do carro. Ao passar em um buraco, além da possibilidade de rasgos ou furos, há também a chance de ocorrerem pequenas deformações no aro da roda devido ao peso do carro. Mantenha sempre os pneus com a calibragem em dia, mas não é necessário passar da pressão recomendada pelo manual do carro, pois isso pode acarretar problemas de dirigibilidade.

Limpe as porcas das rodas automotivas

Para limpar as porcas é preciso utilizar algum tipo de utensílio, como um pincel ou uma escova de dentes velha. As cerdas conseguem alcançar os acúmulos de poeira e deixar as rodas ainda mais bonitas. 

Tenha cuidado ao estacionar

Algumas dicas de direção também ajudam a conservar as rodas. A mais importante delas é sobre o momento de estacionar o carro. Muitas pessoas tendem a ficar bem próximas ao meio-fio e isso pode gerar os indesejados arranhões e até mesmo cortes nos pneus.

Lembre-se que uma baliza perfeita não exige que você fique a milímetros da calçada, basta apenas não ficar muito longe. Vale lembrar que, em caso de vaga muito apertada (ou quando algum motorista resolve colar o carro dele no seu), quanto mais distante da calçada, mais fácil será para sair. 

Fique atento aos buracos 

Outra boa dica: evite passar em buracos de maneira ríspida. Reduza a velocidade e passe com calma. É melhor perder um pouquinho de tempo que danificar as rodas do carro e ter prejuízos bem maiores que um ou dois minutos de atraso. 

Faça a manutenção regularmente

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de que a cambagem e balanceamento das rodas também são fundamentais para manter a integridade dos equipamentos e a segurança do seu veículo. 

Essas são algumas dicas valiosas para cuidar das rodas automotivas. Compartilhe nas redes sociais e ajude outros motoristas a manterem seu conjunto de rodas e pneus sempre em ordem! 

Sobre o autor

Valente Seguros

Fundada em 1992, a Valente Seguros é umas das corretoras de seguros mais sólidas e tradicionais do mercado de seguros. Aliamos tecnologia, comprometimento, respeito e responsabilidade para que a sua experiência na contratação de um seguro seja completa. Seja bem vindo, estamos prontos para atender você!

Deixar comentário.

Share This