Carros

Saiba como consultar pontos na CNH em 4 passos

Escrito por Fabricio Valente

Quando se comete uma infração de trânsito, a autuação (“multa”) da autoridade competente pode incluir pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esses pontos vão se acumulando e, a partir de certo limite, podem originar situações drásticas, como a perda da habilitação para dirigir.

Desse modo, é importante saber como está a pontuação de sua carteira de motorista referente às infrações de trânsito que você tenha cometido, às vezes sem saber. Mas como fazer para descobrir quantos pontos já foram lançados?

Continue a leitura e veja em 4 passos como consultar pontos na CNH.

Veja como é feito o cálculo de pontos na CNH

Os pontos lançados na CNH em razão de infração incorrida variam em função da gravidade do ato. Para esse fim, existem 4 tipos de infrações, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

  • leve: lança 3 pontos;
  • média: lança 4 pontos;
  • grave: lança 5 pontos;
  • gravíssima: lança 7 pontos.

Por sua vez, é importante saber que os pontos lançados na carteira em uma data qualquer expiram após 12 meses. Dessa forma, a data de cada infração define que os pontos expirarão no ano seguinte naquela mesma data.

Leve em conta que, ao atingir 20 pontos (na CNH provisória o limite é 4), ocorre a suspensão da carteira pelo período de 6 meses. Portanto, é importante verificar periodicamente a situação de pontos em sua carteira para evitar surpresas desagradáveis.

Saiba consultar online em 4 passos

Para conhecer a pontuação resultante de multas recebidas, você pode comparecer ao DETRAN de sua cidade portando sua CNH ou fazer uma consulta online. Para isso, basta fornecer algumas informações para o sistema certificar-se de que é você mesmo quem está consultando.

Siga esse passo a passo para consultar pontos na CNH online:

  1. Localize o site do DETRAN de seu estado na internet.
  2. No portal, procure pelo link para a realização de consulta de pontuação na CNH.
  3. Digite os dados que o sistema solicita. Cada estado tem os seus procedimentos, mas geralmente são dados referentes à sua habilitação para confirmação de quem está consultando.
  4. Após o fornecimento dos dados solicitados, uma página com o resumo da pontuação é apresentada. Essa página pode ser salva e impressa como um certificado. Em alguns estados, existem aplicativos do DETRAN com o qual pode ser copiado o QR Code (aquele código de barras quadrado) da página para o celular.

Descubra se a CNH foi suspensa

A suspensão da CNH ou mesmo a sua cassação constituem penalidades mais severas que o simples lançamento de pontos. A primeira impede o exercício de direção de veículo por um período de 6 meses.

Por sua vez, a cassação retira o direito de dirigir obrigando o interessado a iniciar do zero todo o processo de habilitação em uma autoescola. Por tudo isso, é sempre bom acompanhar de perto a situação da CNH, sobretudo se já pode ter sido suspensa e você nem sabe.

Assim, no mesmo site do DETRAN de seu estado, procure o link para verificação de suspensão ou cassação, digite o número de sua CNH e pronto. Surge uma página que informa a situação atual de sua carteira.

Agora você já sabe como é fácil consultar pontos na CNH e descobrir se sua carteira foi suspensa ou cassada.

Gostou do post? Continue conosco no Facebook e confira tudo o que você precisa para dirigir de modo seguro.

Sobre o autor

Fabricio Valente

Publicitário, Empreendedor, Corretor de Seguros e Sócio Proprietário da Valente Seguros. Atua no mercado de seguros há mais de 20 anos prestando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

Deixar comentário.

Share This