Será que meu seguro cobre enchentes? Descubra agora mesmo!

Enchentes, alagamentos e inundações são cada vez mais comuns em todo o Brasil e, constantemente, o noticiário mostra ruas, casas e carros inundados. Porém, você sabe se o seguro cobre enchente envolvendo o seu carro?

O seguro pode cobrir esses eventos, mas alguns cuidados estão envolvidos para se dispor da efetiva proteção nesses casos. Por essa razão, você deve conhecer como funcionam e quais procedimentos deve adotar.

Continue a leitura e descubra se seguro cobre enchente!

Como funciona o seguro contra enchentes?

Enchentes podem ser cobertas pelo seguro, mas é preciso conhecer as regras que orientam esse benefício. Considere que existem circunstâncias em que a cobertura será efetivada, assim como outras em que não será.

Inicialmente, é preciso considerar se tratamos de um seguro básico ou completo (cobertura compreensiva). No primeiro caso, em geral, a cobertura alcança incêndio e roubo, mas essa cobertura básica pode ser ampliada.

Com isso, batidas e enchentes podem ser sinistros incluídos no contrato, tornando a cobertura mais abrangente. No entanto, ao considerar enchentes em sua apólice, leve em conta que existem regras próprias para esses casos.

Assim, quando o sinistro ocorre por evento natural, pode ser alcançado pela cobertura. Nesse sentido, um carro estacionado na rua ou na própria garagem de casa, se for atingido por uma enchente, será coberto.

No entanto, é necessário que não tenha havido negligência intencional, expondo deliberadamente o veículo às condições de risco. Nesse caso, por exemplo, tentar atravessar uma área inundada ou forçar o carro em uma situação de alagamento são condições que levam à ausência de cobertura.

Assim, é importante distinguir entre a cobertura para inundação (cobre danos relativos ao transbordamento de córregos e rios) e a cobertura para alagamento (garante a proteção contra outros tipos de situações, como aquelas causadas por temporais).

Quais são os aspectos importantes do seguro?

Manter o patrimônio segurado é atitude indispensável e que denota responsabilidade. No entanto, é preciso considerar alguns aspectos na utilização do bem, em especial nos casos de enchentes e alagamentos envolvendo veículos.

Procedimentos no caso de enchentes e alagamentos

Encontrando o carro em um ambiente que foi alagado ou vendo-se em uma situação de falta de mobilidade no trânsito em meio a uma enchente, desligue o veículo. Em seguida, procure um lugar seguro e acione o serviço de assistência 24hs do seu seguro.

Relate a situação e solicite a presença de um guincho para retirar o automóvel. Esse, por sua vez, poderá ser levado à oficina de sua preferência, que deve aguardar a autorização para o serviço.

Um técnico da seguradora fará uma vistoria para fins de liberação para os serviços de conserto do veículo ou declaração de perda total.

Condições não alcançadas pela cobertura

Esteja atento para situações NÃO cobertas pela seguradora, que, no entanto, quase sempre podem ser negociadas para serem incluídas no contrato, como:

  • veículo estacionado na praia e atingido pela água do mar com a subida da maré;
  • existência de agravamento de risco por iniciativa do segurado;
  • veículo em trânsito por caminhos não abertos ao tráfego;
  • qualquer aspecto não explicitado no contrato de seguro para veículos. 

Quais são os cuidados a tomar com enchentes e alagamentos?

Além de garantir um seguro com coberturas que alcancem suas necessidades, é importante considerar algumas medidas de cuidado:

  • evitar transitar, sempre que possível, por áreas que apresentem condições de alagamento em dias de chuva;
  • não atravessar com o veículo intencionalmente em áreas inundadas;
  • não forçar a partida do veículo em situação de enchente ou alagamento.

Assim, entender que um seguro cobre enchente o fez compreender que dependerá da iniciativa do interessado em relação à inclusão da cobertura no contrato, certo? Sendo assim, observar os cuidados apontados reduz as possibilidades de perdas com enchentes e alagamentos.

Gostou do post? Entre em contato conosco e saiba como garantir um seguro que protegerá o seu carro nas mais diversas condições.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This