Tecnologia para carros: conheça as novidades para 2019

O universo automotivo sempre foi uma porta de entrada para as soluções de um cotidiano futurista. E logo aqui, uma curiosidade: qual será a principal tecnologia para carros que ganhará o apreço do consumidor global? Para responder essa e outras dúvidas relacionadas, preparamos este artigo!

Aqui, você descobrirá quais são as novidades para 2019. Além disso, também poderá vislumbrar o amanhã do setor automotivo, identificando as tendências em ascensão e que, muito provavelmente, estarão disponíveis no mercado nacional nos próximos anos. Confira!

A tecnologia para carros como um destaque central

Hoje, o universo automotivo está em um período de transição. Para descobrirmos a direção para qual ele se move, precisaremos dar um passo atrás, examinando toda a indústria em apenas uma imagem. Assim, percebemos que o setor está focado em três vetores: autonomia, ecologia e funcionalidade. 

Autonomia

Com o desenvolvimento das tecnologias necessárias, esse é um objetivo sendo perseguido e aperfeiçoado em uma escala diária. Em sua forma plena, a autonomia descartará a ação humana, reduzindo drasticamente os acidentes e fatalidades.

Ecologia

Desde o escandaloso Dieselgate que as montadoras europeias vêm correndo contra o tempo para tornar seus modelos mais “limpos”. Assim, os híbridos e elétricos são os destaques em todos os salões globais, promovendo sua popularidade.

Funcionalidade

Um fato inegável: os consumidores de automóveis não são mais os mesmos! As montadoras identificaram essa transição. Com isso, percebemos algumas tendências que desenham o perfil do comprador moderno: veículos compactos ou utilitários, com aparatos de conectividade e baixo consumo de combustível.

As principais novidades para 2019

Agora, chega o momento de conferir as tecnologias que traçarão o caminho das pedras ao futuro automotivo. Veja!

Popularização dos carros híbridos e elétricos

Uma tendência inevitável e com fortes argumentos a seu favor. Como exemplo, perceba que, na grande maioria dos mercados, os híbridos e elétricos garantem isenção tributária ao consumidor, de modo a compensar o investimento na nova tecnologia.

Para além disso, existe a crescente preocupação com o meio ambiente. Assim, as montadoras têm observado a popularidade dos ditos veículos “limpos”, que substituem o combustível fóssil por energia renovável, tal como a eletricidade.

Além dos modelos já comercializados, o mercado nacional contará com lançamentos elétricos como:

  • JAC E40;

  • Nissan Leaf;

  • Renault Zoe;

  • Chevrolet Bolt.

Também existe muita expectativa para os seguintes lançamentos híbridos em 2019:

  • Volvo XC40 Hybrid;

  • Toyota Corolla Hybrid;

  • Volkswagen Golf GTE.

Novas montadoras entre os autônomos

A Tesla, visionária montadora norte-americana, foi a principal responsável pela popularização do segmento, com veículos como o Model S, X e 3. Quase simultaneamente, a Volvo apresentou suas soluções semiautônomas no SUV XC 90.

Para os próximos anos, vislumbramos a chegada de novos players nesse setor, com o desenvolvimento de projetos como:

  • Argo AI da Ford;

  • Guardian da Toyota;

  • Vision iNEXT da BMW.

Destaque para as tecnologias de prevenção de acidentes

Já aqui, temos uma tendência mais presente entre os veículos convencionais do mercado nacional. Governos em todo o mundo têm ajustado suas regulamentações, exigindo que as montadoras equipassem os carros com mais equipamentos voltados à segurança dos ocupantes.

Na esteira desses itens, também chegarão os assistentes que evitam colisões, que embora já existam nos modelos mais caros, ainda não equipam os veículos de entrada e, portanto, a maioria da malha automotiva.

Com isso, existe otimismo para que algumas montadoras passem a equipar modelos compactos, mesmo que em suas versões de topo, com assistentes que possibilitem:

  • a estabilização do carro em aclives e declives, sem a necessidade de acionar o freio;

  • a frenagem automática na leitura de uma eventual colisão;

  • a baliza e estacionamento autônomo.

Já além das novidades para 2019, vislumbramos um futuro desafiador ao segmento automotivo. Pois, até alcançar a autonomia plena, de nível 5, as montadoras precisarão lidar com os obstáculos do plano de condução mista, em que as estradas serão compartilhadas por condutores humanos e autônomos.

Você lembrou de outras tendências e/ou tecnologias para carros que conquistarão o setor? Caso sim, não perca a oportunidade de enriquecer essa discussão. Compartilhe a sua opinião conosco, deixando um comentário abaixo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This