Viagem

Tire suas dúvidas sobre apólice de seguro de vida

Escrito por Fabricio Valente

A contratação do seguro é um momento muito importante e, para garantir o sucesso do investimento, é indispensável conhecer o seu principal documento: a apólice de seguro de vida. Ela se trata de um registro com validade jurídica no qual seguradora e segurado estabelecem as regras relacionadas à contratação do seguro.

A apólice do seguro de vida é um contrato entre as partes que visa garantir que ambas cumprirão os seus deveres e poderão usufruir dos seus respectivos direitos. Ao segurado é firmada a garantia de acesso aos benefícios contratados e à seguradora o recebimento dos valores combinados pela prestação de serviços. Dúvidas sobre a apólice de seguro de vida? Continue a leitura e confira as principais respostas!

Como a apólice funciona?

Para compreender como funciona a apólice de seguro de vida, você precisa saber que ela pode ser de dois tipos: individual e coletiva (seguro de vida em grupo). No caso do seguro de vida individual, as partes envolvidas são a seguradora e o segurado.

Nessa modalidade, o cancelamento precisa ser acordado previamente e, na hipótese de cobertura vitalícia, apenas o segurado pode anular o contrato, desde que atendidas as exigências previstas.

O seguro de vida coletivo, por sua vez, só pode ser contratado por empresas, sindicatos, associações ou grupos de funcionários. Nesse caso, o grupo deve ser unido por algum vínculo e o número mínimo de pessoas necessário à contratação pode variar de acordo com a seguradora.

No seguro de vida em grupo, é indispensável a figura do estipulante, ou seja, daquele que é responsável pelo contrato e representa os segurados junto à empresa. Outras diferenças fundamentais são:

  • apólice: o seguro individual objetiva proteger uma pessoa e seus dependentes, enquanto o coletivo um conjunto de pessoas que geralmente não tem laços familiares;
  • formatos de apólices coletivas: as apólices coletivas podem ser contributária, não contributária e parcialmente contributária;
  • personalização: o modelo coletivo visa atender às necessidades básicas do grupo, já o individual pode ser adequado às exigências de cada segurado;
  • valor: o seguro em grupo apresenta menor custo quando comparado ao individual.

Em cada tipo de apólice, são estabelecidas as condições de renovação, vigência e cancelamento. Além das coberturas tradicionais, algumas seguradoras também oferecem benefícios como descontos em farmácias, cesta básica no caso de ausência do segurado e outros tipos de assistência.

O que deve constar na apólice de seguro de vida?

As informações contidas na apólice podem variar conforme as políticas da seguradora. Entretanto, além dos dados de identificação do segurado, existe uma estrutura mínima a ser seguida. Veja o que deve constar na apólice:

  • condições gerais: regulamentação da relação entre seguradora e segurado (direitos e deveres, coberturas, cláusulas gerais etc);
  • condições especiais: coberturas adicionais ao seguro de vida. Comumente, as condições especiais não se aplicam a todas as apólices. Elas também estão relacionadas ao valor do investimento;
  • condições particulares: indicação das coberturas e suas indenizações, sinalização dos beneficiários (e suas porcentagens), início da vigência e outras questões específicas.

Vale lembrar o contrato deve ser lido com atenção para evitar possíveis transtornos. Quando é necessário alterar alguma condição prevista no documento, seguradora ou segurado poderão ajustar os serviços a partir da realização do endosso.

Quais são as coberturas do seguro de vida?

Como você deve imaginar, as coberturas do seguro de vida estão relacionadas ao tipo de plano contratado. Os principais sinistros cobertos são aqueles causados por morte acidental ou natural, invalidez, despesas médicas, odontológicas e hospitalares, doenças graves e oferta de assistência funeral. Em cada um dos casos, as condições e valores são estipulados pela apólice.

A apólice de seguro de vida é muito importante, não é mesmo? Agora você já sabe o que é esse documento, como ele funciona e quais informações não podem faltar. Lembre-se de ler com atenção todas as cláusulas e de conversar com o seu corretor para encontrar o plano mais adequado ao seu perfil.

Gostou deste post? Quer saber mais sobre a apólice de seguro de vida? Então entre em contato conosco agora mesmo!

Sobre o autor

Fabricio Valente

Publicitário, Empreendedor, Corretor de Seguros e Sócio Proprietário da Valente Seguros. Atua no mercado de seguros há mais de 20 anos prestando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

Deixar comentário.

Share This