Afinal, podemos dirigir um carro sem placa?

Vamos supor que você acabou de comprar um carro novo. Tudo já se encontra nos conformes quanto ao seguro, mas o veículo ainda não possui uma placa. Daí surge aquela preocupação que passa pela cabeça da maioria das pessoas que está nesse tipo de situação: posso dirigir carro sem placa?

O post de hoje vai lhe deixar devidamente informado sobre o que fazer quando isso acontece e o que é considerado ilegal antes do emplacamento. Acompanhe na íntegra e saiba tudo sobre o assunto!

O que diz a lei

O Código Brasileiro de Trânsito é categórico em afirmar que nenhum veículo pode trafegar por vias nacionais sem o devido emplacamento realizado pelo Detran local. A penalidade para quem descumpre essa determinação é grave e pode resultar em grandes prejuízos para o motorista.

Um condutor que é pego com um veículo trafegando sem placa está sujeito a perder sete pontos em sua carteira e ainda pagar uma multa de trezentos reais. Mas, o que fazer caso seja necessário sair com o veículo da concessionária logo após a compra?

Uma “brecha” para quem precisa dirigir carro sem placa

Se você precisar de retirar o veículo da concessionária antes que ele seja emplacado no local, existe uma espécie de licença para que os proprietários não tenham problemas no caminho até o Detran.

É legalmente permitido que o proprietário regularize a sua situação com a lei em um prazo de até quinze dias, tendo como dia inicial a data de lançamento da nota fiscal. Vale lembrar que essa mesma nota servirá como documento comprobatório e resguardará o condutor caso ele seja abordado em uma blitz, por exemplo.

A necessidade de se adequar com urgência

Caso o prazo de quinze dias extrapole, o proprietário estará sujeito às mesmas sanções de qualquer motorista que esteja trafegando sem a placa, mesmo que este esteja portando a nota fiscal de compra do veículo.

Cabe ressaltar que a nota fiscal só é completamente dispensável caso o veículo esteja no pátio da montadora aguardando para ir para a concessionária.

O cuidado com as placas também é importante

As penalidades aplicáveis para quem trafega com um veículo sem placa também se estendem para quem as conserva mal. Isso significa que placas ilegíveis, com lacres rompidos ou fora dos padrões estabelecidos serão penalizadas.

Por essa razão, assim como você cuida da manutenção do seu veículo, é necessário que esse zelo se estenda para as placas de identificação do seu carro, de forma a evitar qualquer tipo de problema com a lei, ainda mais por um simples motivo como esse.

O ideal é que o emplacamento não seja protelado. Assim que você estiver com o veículo, encaminhe-o imediatamente para o Detran para que tudo esteja devidamente resolvido. Ao fazer isso, não se esqueça de levar seus documentos pessoais e do carro. Dessa forma, você ficará livre de problemas o quanto antes.

Dirigir carro sem placa é proibido, e disso você já sabe. Ainda tem dúvidas sobre o emplacamento do seu veículo novo? Tem alguma outra informação que deseja acrescentar em nossas dicas? Então participe da conversa deixando seu comentário!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This