Carro a diesel vale a pena? Veja os principais prós e contras!

Como o preço da gasolina está cada vez mais alto no Brasil, é comum encontrar motoristas que se perguntam se não seria mais viável comprar um carro a diesel. Antes de tomar essa decisão, é preciso ter em conta que o Brasil é o único país que impõe restrições para negociações de veículos movidos a diesel.

Por aqui, esse combustível é permitido apenas para veículos de grande porte, como SUVs e picapes — como o Jeep Renegade e o Jeep Compass. Já na Europa, a comercialização de automóveis abastecidos com o combustível chega a superar a de modelos movidos à gasolina ou de elétricos.

Se ainda assim você acha que o carro a diesel pode ser a melhor opção para você, continue a leitura deste post para descobrir quais são as principais vantagens e desvantagens desse tipo de automóvel!

Economia

A principal vantagem do carro a diesel é a economia de combustível, uma vez que ele é bem mais barato do que a gasolina. Além disso, um modelo a diesel tem um motor diferente dos demais e consome menos combustível, o que garante ainda mais economia.

Durabilidade

Há uma grande tecnologia agregada no desenvolvimento dos motores movidos a diesel. Por esse motivo, os modelos têm uma durabilidade maior, são mais robustos e contam com uma taxa de compressão superior ao do motor flex, tornando-o bastante vantajoso para quem gosta de fazer longas viagens.

Potência

O carro a diesel também é sinônimo de potência, pois seu motor produz mais rotações, trazendo um grande ganho em torque. Isso ocorre porque os automóveis contam com um turbocompressor — que proporciona mais pressão nos cilindros —, além de armazenarem mais energia por volume e terem uma taxa de compressão maior.

Preço

Aqui temos a primeira e principal desvantagem do carro a diesel: o preço. Para se ter uma ideia, ele costuma ser, em média, 25% mais caro do que os veículos abastecidos com gasolina.

Assim, apesar de serem mais econômicos, terem um preço menor de abastecimento e apresentarem grande autonomia, esse tipo de modelo não compensa muito para quem não dirige regularmente nem cruza longas distâncias. Assim, a maioria dos motoristas pensa duas vezes antes de optar por essa escolha.

Manutenção e seguro

Se você comprar um carro a diesel, é bom se preparar para outros custos que também são mais altos que os demais veículos. Isso porque ele tem uma manutenção mais cara devido ao fato de ser bastante robusto e tecnológico, e seu seguro também possui um valor mais elevado.

Depois de conferir os principais pontos positivos e negativos do carro a diesel, você provavelmente está se perguntando: vale a pena comprar esse tipo de veículo?

Não há uma resposta certa para essa pergunta, pois cabe a você escolher. No entanto, é importante lembrar de que, mesmo sendo mais moderno, autônomo e econômico no abastecimento, esse automóvel é mais caro e sofre mais com a desvalorização. Além disso, não é possível encontrar modelos de passeio a diesel no Brasil, uma vez que isso é proibido por aqui.

Se você gostou deste post e quer conferir outros conteúdos relevantes sobre o assunto, continue sua visita em nosso blog e saiba quando usar gasolina ou etanol no carro.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This