Carros

CEP de pernoite do veículo: por que isso influencia no preço do seguro?

Escrito por Fabricio Valente

Quando você contrata um seguro para o seu carro, algumas variáveis são utilizadas pela seguradora para definir o valor exato do prêmio (ou seja, o preço do seguro). Entre os parâmetros utilizados, destaca-se o CEP de pernoite do veículo, que deve receber uma atenção especial.

Como diz respeito ao local onde o carro ficará estacionado ao longo da noite, alguns aspectos referentes à segurança na região são levados em conta. Assim, havendo mudança de endereço, a seguradora deverá ser avisada.

Continue a leitura e saiba como o CEP de pernoite afeta o preço do seguro auto.

Qual a influência do CEP de pernoite?

Dentre os fatores que afetam o preço do seguro auto, como se é um carro velho ou novo, o CEP do local de pernoite do veículo tem destaca. Deve-se observar que pode não ser o endereço residencial do proprietário, mas especificamente aquele onde o carro fica estacionado durante a noite.

Nesse sentido, pode ser uma garagem, um estacionamento ou a residência. De modo geral, na ocorrência de um sinistro, se ficar constatado que a informação do CEP não era correta, a seguradora poderá não pagar a indenização.

Tudo isso importa em razão do maior risco existente em determinadas regiões da cidade onde os índices de furtos e roubos de veículos são maiores. No entanto, se costumeiramente houver pernoite em mais de um local, deve ser indicado aquele onde houver maior risco.

O que fazer quando mudar de casa?

Em razão dessa realidade, havendo mudança de residência ou do local costumeiro de pernoite do veículo, a seguradora deverá ser informada. Essa alteração poderá promover mudanças para mais ou para menos no preço do seguro.

Nesse caso, é uma iniciativa que não deve ser desconsiderada pelo contratante. Uma modificação dos dados do seguro, como a mudança de endereço, é conhecida como endosso.

Da mesma forma, qualquer mudança nos dados fornecidos para a contratação constitui um endosso. Assim, mudança do condutor principal e uso de garagem quando antes não havia devem ser informados.

Como atentar para esses detalhes na contratação?

O ideal para uma contratação segura, sem riscos de erros e esquecimentos, é contar com a assessoria de uma corretora de seguros experiente e confiável. Com a orientação de seu corretor, você recebe as melhores opções do mercado adequadas à sua realidade.

Além disso, todos os detalhes são apontados para que você não corra riscos de surpresas desagradáveis, no caso de ocorrer um sinistro. Um bom corretor de seguros fará todas as observações necessárias para seu entendimento e para as decisões mais acertadas a serem tomadas.

De todo modo, é indispensável que sejam fornecidas informações fidedignas e que retratem a realidade indagada. Quanto mais precisas elas forem, mais seguro você poderá ficar.

Assim, a utilização do CEP de pernoite torna-se uma das referências para a seguradora na definição do prêmio do seguro. Por essa razão, ele deve ser corretamente informado e mantido atualizado.

Gostou do artigo? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e tenha tudo o que você precisa sobre seguros.

Sobre o autor

Fabricio Valente

Publicitário, Empreendedor, Corretor de Seguros e Sócio Proprietário da Valente Seguros. Atua no mercado de seguros há mais de 20 anos prestando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

Deixar comentário.

Share This