Quer saber quais cuidados tomar com o carro no inverno? Veja aqui!

Como o Brasil é um país tropical, as temperaturas altas são sua principal característica. No entanto, entre os meses de junho e setembro, a chegada do inverno faz com que o clima fique mais rigoroso, o que demanda a adoção de diversos cuidado no dia a dia.

Sabia que os veículos também são afetados pela queda nas temperaturas nos dias frios? Neste post, trouxemos os principais cuidados com o carro no inverno para que você mantenha seu modelo sempre em boas condições. Confira!

Revise o aquecedor

Se o seu automóvel tem ar-condicionado com aquecedor, é muito importante fazer a limpeza e a manutenção do equipamento antes de o inverno começar. Isso porque, nos meses em que ele não é utilizado, partículas de poeira e sujeira se acumulam nas pás e nos filtros.

Se o aquecedor não estiver limpo e os filtros não forem substituídos no período adequado, toda a sujeira acumulada vai se espalhar para o interior do carro, provocando crises de rinite ou sinusite e até mesmo pneumonia.

Garanta o bom funcionamento das luzes

Em muitas cidades, a queda nas temperaturas provoca fenômenos como a formação de nevoeiros, o que prejudica bastante a visibilidade no trânsito. Para garantir a sua segurança e evitar acidentes, é imprescindível que todas as luzes do veículo estejam funcionando de maneira adequada.

Por isso, antes de o inverno chegar, verifique todas as luzes — como as traseiras, de freio e de sinalização —, assim como os faróis.

Use a bateria com cuidado

Você sabia que o frio faz com que o óleo do motor fique mais viscoso e dilate com dificuldade? Quando isso acontece, a bateria é mais exigida na hora de dar a partida no automóvel, o que faz com que sua carga acabe mais rapidamente.

Para evitar danos na bateria, a dica é não acionar o rádio e os faróis antes de dar a partida, além de não deixar componentes eletrônicos ligados após o desligamento do motor.

Tenha atenção ao estado dos pneus

Ao adotar os cuidados com o carro no inverno, você não pode se esquecer dos pneus. Por ser mais denso, o ar frio faz com que o ar nos pneus também condense, reduzindo sua pressão. Consequentemente, o aumento da fricção entre os pneus e a rua será maior, aumentando o desgaste do material e o consumo de combustível.

Portanto, se a calibragem regular dos pneus é necessária durante o calor, em hipótese alguma esqueça de fazer isso nos dias frios. Ao colocar em prática os cuidados com o carro no inverno que apresentamos neste post, você garante a sua segurança e a de sua família e evita acidentes.

Como o gasto com combustível tende a ser maior na estação, não se esqueça de adotar cuidados simples para economizar, como calibrar os pneus, evitar ligar o ar-condicionado e manter o reservatório de gasolina sempre cheio.

Agora que já sabe como cuidar do seu automóvel durante os dias frios, que tal conferir outras dicas e orientações para que seu carro esteja sempre em boas condições? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas novidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This