Confira o que é estepe temporário e quais são os benefícios de usá-lo!

Todos os anos, milhares de carros são roubados no Brasil. Mas você sabia que os criminosos nem sempre querem levar o veículo? Muitas vezes, o foco pode ser algum acessório, como o som automotivo, uma bolsa esquecida no banco e até mesmo o estepe.

Reduzir a atuação de assaltantes pode ser difícil, mas, no caso do estepe, isso é possível quando o motorista faz uso do estepe temporário. Você sabe o que é esse acessório? E quais vantagens ele pode oferecer? Continue a leitura para conferir!

Entenda o que é estepe temporário

O estepe temporário é uma opção para além do estepe tradicional, sendo um tipo de pneu bem diferente do comum. Ele é muito mais fino e ocupa menos espaço, mas também tem menor resistência e não aguenta manobras bruscas, com um limite de 80 km/h para seu uso.

Ele é indicado apenas para situações de emergência, para garantir que, caso um dos pneus fure, você possa chegar até uma oficina ou borracharia e adquirir um pneu novo.

Raridade no passado, hoje o estepe temporário pode ser encontrado até mesmo em alguns veículos populares, como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20.

Conheça as vantagens de utilizar o estepe temporário

Quando usado do jeito certo — ou seja, apenas em situações de emergência —, o estepe temporário pode oferecer diversas vantagens ao condutor. Por isso, confira os principais benefícios a seguir.

Menor probabilidade de roubo

Como já abordamos, o estepe temporário é capaz de inibir a atuação de criminosos. Isso porque, como ele não pode ser usado como um pneu normal e nem aguenta grandes manobras, é muito menos visado e as chances de roubo são mínimas.

Custo baixo

Se você não quer ser deixado na mão diante de um pneu furado e ainda gastar pouco, esse acessório pode ser a melhor opção. Afinal, seu preço é bem menor do que o dos estepes normais, uma vez que ele é bem mais fino do que o normal.

Ocupa menos espaço no porta-malas

Outra vantagem do estepe temporário é a economia de espaço. Como ele é feito em um tamanho reduzido, haverá espaço de sobra no seu porta-malas do carro, o que pode fazer toda a diferença durante uma viagem.

Saiba como escolher o acessório ideal

Se você deseja adquirir um estepe temporário, a principal orientação é fazer isso em estabelecimentos de confiança. Além disso, é imprescindível que você observe se o acessório passou por testes de homologação. Esses testes são bastante rigorosos, garantindo que o estepe ofereça segurança e condições adequadas de dirigibilidade.

É importante destacar que qualquer estepe, seja do tipo temporário ou não, exige alguns cuidados. Além de calibrá-lo quando necessário, o motorista jamais deve andar com o pneu murcho ou careca e sempre trocá-lo após o prazo de validade — que é de cinco a seis anos — ou caso o item apresente algum desgaste.

Agora que já sabe tudo sobre o estepe temporário, que tal conhecer informações sobre outros acessórios do veículo? Não perca tempo e curta a nossa página no Facebook para acompanhar todas as nossas novidades e conferir outras dicas e orientações!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This