
Freio ABS é realmente mais seguro? Confira 4 mitos e verdades
Desde janeiro de 2014, o sistema de freio ABS se tornou obrigatório no Brasil. Segundo a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), todos os carros fabricados a partir dessa data devem contar com o item de segurança.
O Antilock Braking System (ABS) é formado por sensores de velocidade, válvulas, bomba de freio (cilindro mestre) e uma central de controle. A atuação conjunta dos componentes evita o travamento total das rodas durante as freadas repentinas, elevando consideravelmente a segurança no trânsito.
Atualmente, o ABS está presente em grande parte da frota mundial de veículos. Entretanto, ainda existem muitas dúvidas e mitos sobre o assunto. Quer saber mais? Veja a seguir quatro informações sobre o sistema antitravamento de rodas!
1. O sistema de freio ABS é menos eficiente que o convencional?
Esse é um dos principais mitos sobre o sistema de freio ABS. A trepidação do pedal durante as frenagens leva muitos condutores a pensarem que os freios não estão funcionando corretamente. Mas, quando comparado ao freio tradicional, o ABS precisa de 25% menos espaço para parar completamente o automóvel. Em pista seca, a frenagem completa ocorre em aproximadamente 32 metros após o acionamento dos freios.
2. É perigoso usar ABS nas curvas?
Mito! O objetivo principal do sistema de freio ABS é evitar o travamento das rodas. Ou seja, eliminar as derrapagens que ocasionam a perda de controle do carro — principalmente durante as curvas. Esse item de segurança mantém o atrito estático e aumenta a dirigibilidade global do veículo. Assim, é possível desviar de obstáculos e fazer curvas com tranquilidade mesmo pisando no freio.
3. O freio ABS funciona em estradas de terra?
Parcialmente verdade! As irregularidades do solo e as condições atípicas de uso podem levar o sistema convencional a cometer erros de leitura e, consequentemente, ocasionar a queda de desempenho do freio. Por isso, as montadoras recomendam que o ABS seja desativado nos circuitos fora de estrada.
Porém, existem diversos automóveis equipados com a funcionalidade off road. Neles, o ABS funciona perfeitamente em qualquer terreno. Portanto, dizer que o ABS não funciona em estradas de terra é um mito.
4. O ABS requer manutenção específica?
Verdade! Independentemente do tipo de freio, é necessário substituir as pastilhas, verificar o fluido e realizar limpezas e lubrificações. Além disso, todos os carros devem ser submetidos à revisão. Priorizar a manutenção preventiva significa evitar problemas e gastos desnecessários.
No caso do ABS é preciso um pouco mais de atenção. Devido à sensibilidade do sistema, presença de componentes eletrônicos e ocasionais entupimentos, a manutenção deve ser feita a cada 10 mil km ou 12 meses. Além disso, para realizar os reparos, são necessárias ferramentas específicas, como o frenômetro e o scanner. Lembre-se de que o ABS é um sistema inteligente. Portanto, é necessário procurar um especialista sempre que a sua luz acender no painel.
Como você observou, o sistema de freio ABS é mais seguro e vantajoso quando comparado ao freio convencional. Ele reduz o tempo e o espaço necessário à frenagem, aumenta a segurança, melhora a dirigibilidade do automóvel e mantém sua eficiência em solo molhado.
Agora que você viu quais são os principais mitos e verdades sobre o sistema de freio ABS, saiba mais sobre os itens de segurança dos veículos. Confira no nosso artigo como o airbag funciona!