Por que você deve contratar um seguro de viagens?

Entre os pontos turísticos que você deseja conhecer na sua próxima viagem, certamente não consta nenhum consultório médico ou hospital, não é mesmo?

E para evitar que você acabe indo parar em algum desses lugares durante sua viagem de férias, é imprescindível contratar seguro de viagens. Quer saber mais? Então confira o post de hoje que mostra tudo o que você deve saber antes de arrumar as malas.

Como funciona um seguro de viagem?

O seguro de viagem é um plano temporário. Na verdade, ele cobre não só questões relacionadas à saúde, mas também perdas de bagagem, atrasos e outros prejuízos.

Ele é obrigatório para quem quer visitar alguns países da Europa, além de Cuba, Venezuela e Austrália (para estudantes). E mesmo para destinos opcionais o seguro é fundamental para que você esteja respaldado em caso de problemas. O ideal é contratá-lo a partir da data do check-in até pelo menos dois dias depois do final previsto da viagem para cobrir eventuais atrasos, aeroportos fechados ou malas perdidas.

Antes de contratar seguro de viagens, pesquise bastante e faça cotações para que você contrate o seguro mais adequado às suas necessidades.

Lembre-se: antes de fechar o contrato, mande os dados e documentos solicitados corretamente e inclua todas as conexões e cidades por onde você vai passar (mesmo que seja um “bate e volta”) para garantir abrangência total. 

Tipos de seguro de viagens

Apesar de serem chamados de “seguro viagem”, existem algumas variações de planos que vão influenciar diretamente no valor cobrado e no tipo de atendimento. Entenda:

Assistência de viagem

Nesta variação, você tem assistência para resolver problemas ou esclarecer dúvidas. Caso necessário, a operadora pode encaminhá-lo para o atendimento hospitalar mais próximo. Ao chegar ao local, tudo deve estar agendado e pago pela seguradora.

Seguro de viagem

Se houver necessidade, você mesmo pode procurar por atendimento, pagar as despesas e pedir o reembolso posterior à operadora. É sempre importante conferir as condições de contrato para essa modalidade.

Cobertura por montante global

Nessa opção, sua cobertura diminui à medida que você a usa. Por exemplo, se o valor contratado é de 10 mil reais e você fez uma consulta odontológica no valor de 3 mi reais, restará 7 mil reais para as demais emergências durante a viagem.

Cobertura por evento

Nesse modelo, o segurado tem sempre o valor integral à disposição para cada atendimento. Ou seja, independentemente de quantas vezes ele faça uso do benefício, o valor não diminui (desde que seja um por vez).

Razões para contratar seguro de viagens

Você estará em um lugar desconhecido

Quando estamos longe de casa, fica mais complicado achar um médico confiável, comprar um medicamento em outra língua ou encontrar um atendimento odontológico, por exemplo. Por isso, contratar seguro de viagens vai lhe oferecer tranquilidade caso necessite de assistência.

Você vai comer

Isso parece óbvio, mas o perigo aumenta à medida que experimentamos as culinárias locais: temperos diferentes e combinações mais ousadas nem sempre caem bem no nosso estômago, por isso o seguro vai ajudá-lo se eventualmente precisar de um atendimento ambulatorial.

Você vai curtir

É para isso que servem as férias, certo?! Praia, mergulhos, parques, cavalgadas, chuva, neve, esqui, escaladas, trekkings… Tudo isso é pura diversão, mas um escorregão aqui ou uma distração ali são suficientes para que pequenos acidentes ocorram.

Você estará mais relaxado

Quando estamos de folga, costumamos desligar o ‘radar’ de alerta e ficarmos à mercê de contratempos com horários, atrasos e bagagens. Se acontecer qualquer um desses contratempos, você terá o respaldo da seguradora.

Você vai economizar

Parece contraditório ter que pagar para economizar depois, mas é a mais pura verdade: uma única emergência médica em uma moeda estrangeira ou um extravio de bagagem pode sair mais caro do que todo o seguro contratado e obrigá-lo a voltar mais cedo para casa. E isso é tudo que você não quer, certo?

Contratar seguro de viagens é uma precaução mais do que necessária; é a garantia de que você terá assistência se o pior acontecer e permite curtir as férias da melhor maneira, sem preocupações.

Quer saber mais sobre contratar seguro de viagens? Então assine nossa newsletter e fique ligado nas novidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This