Glossário de seguros: conheça os termos mais usados

Quando o assunto é seguro, existem diversos termos técnicos usados pelas seguradoras para tratar diferentes aspectos relacionados ao negócio. Conhecer esses conceitos é muito importante, caso contrário, você pode contratar um serviço diferente do que esperava ou encontrar diversas dúvidas sobre as cláusulas contratuais.

Para ajudar a entender melhor o assunto, preparamos este post com um glossário de seguros, explicando os principais conceitos usados nesse universo. Acompanhe!

Apólice

A apólice é, basicamente, o seu contrato de seguro. O documento reúne todas as informações relacionadas ao serviço, como os dados do contratante e do bem assegurado, coberturas, franquias, valores, entre outros.

Bônus

Quando ocorre a renovação do seguro, o bônus é o desconto concedido ao segurado. No entanto, é importante destacar que esse bônus só é concedido caso não tenham ocorrido situações como sinistros, transferências de obrigações ou cessação do contrato de seguro na apólice anterior.

Endosso

Se a seguradora precisou emitir um documento para modificar as condições e os dados da apólice, ela emitirá um endosso. A sua vigência pode ser iniciada em uma data diferente da apólice, mas deve sempre respeitar a validade atual. Além disso, uma seguradora só pode fazer um endosso em concordância com o segurado.

Franquia

A franquia é um valor pago à parte pelo cliente para indenização de um seguro. Imagine que um motorista com seguro sofra um acidente, por exemplo. Se os gastos necessários para o reparo do veículo forem menores do que o valor da franquia, o segurado deverá arcar com todas as despesas. No entanto, se os custos de manutenção forem maiores do que a franquia, a seguradora será responsável pelas despesas.

É possível negociar com a seguradora para aumentar ou reduzir a franquia, o que depende do tipo de proteção desejada. Quando o valor da franquia é alto, há menores riscos de a empresa de seguros ter que arcar com as despesas em caso de sinistro. Consequentemente, o preço do seguro será menor.

Prêmio

O prêmio nada mais é do que o valor pago pelo cliente à empresa para que ela assuma os riscos a que o bem protegido está sujeito. Se a pessoa não estiver com o pagamento em dia e ocorrer algum sinistro, ela não terá direito à indenização, sendo impossibilitada, até mesmo, de efetuar o pagamento atrasado.

Sinistro

Quando você contrata um seguro de automóvel, por exemplo, está se resguardando, caso um acidente ou um furto aconteça. Situações como essas são chamadas de sinistros — eventos previstos em contrato para o qual a cobertura foi contratada, geralmente quando o bem protegido sofre um dano ou prejuízo. Se um sinistro ocorrer, a empresa é obrigada a pagar a indenização ao cliente.

Se você pretende contratar um seguro pela primeira vez, o glossário de seguros que apresentamos neste post será muito útil. A partir de agora, essas palavras e expressões, antes desconhecidas, serão entendidas e poderão ser facilmente aplicadas em situações do dia a dia.

O que achou do nosso glossário de seguros? As dúvidas sobre esses termos são muito comuns, por isso, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude os seus amigos a entenderem tudo sobre o assunto!

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