
Voo internacional: 5 cuidados que você deve ter com sua bagagem
O sucesso de uma viagem depende de planejamento, por isso, não deixe nada para a última hora. Alguns destinos, por exemplo, podem exigir documentos específicos como passaporte, visto, Certificado Internacional de Vacinação etc.
Além dos documentos, passagens e roteiros, é muito importante prestar atenção às malas. Afinal, toda viagem — especialmente voo internacional — tem regras específicas a serem cumpridas. Confira agora os principais cuidados com as bagagens!
1. Respeite o limite de peso da bagagem de mão
A bagagem de mão é aquela que o passageiro poderá levar consigo durante o voo. De acordo com as regras da ANAC, ela não deve exceder o limite de 10 Kg. Já o volume varia de acordo com a companhia e o tipo de passagem adquirida. Em geral, o passageiro pode carregar uma bagagem que totaliza 115 centímetros e mais um item pessoal.
Além do peso e das dimensões, é preciso prestar atenção ao que pode ser transportado. São considerados itens pessoais: pasta de trabalho, computador portátil, bolsa pequena etc.
Medicamentos e alimentos para crianças podem acompanhar o passageiro, desde que devidamente regularizados. Objetos cortantes, perfumes e outros líquidos não são permitidos na bagagem de mão, exceto nos casos em que há previsão legal. O mesmo vale para o transporte de animais de estimação.
2. Preste atenção à bagagem despachada
A bagagem transportada no setor de carga é considerada despachada. Ela é entregue à companhia aérea no ato do check-in e devolvida ao passageiro no desembarque do voo internacional. A ANAC permite que cada empresa determine o peso, as dimensões e o valor da bagagem de acordo com o tipo de passagem escolhida pelo cliente.
Usualmente, o peso permitido sem cobrança adicional corresponde a 23 kg. Lembre-se de que as regras da ANAC valem apenas para os voos internacionais que partem do Brasil. Caso o voo saia de outro país, é necessário verificar as normas do local juntamente com as exigências da empresa.
Quanto às malas, as companhias têm tarifas diferenciadas. Normalmente oferecem 2 tipos de bilhetes. O primeiro inclui o despacho da bagagem no preço final da passagem (geralmente tem maior custo). O segundo modelo costuma apresentar menor valor, já que o despacho da bagagem é cobrado separadamente. Verifique qual é a franquia adequada, pois também pode ser diferenciada por peça ou peso.
3. Conheça as regras para bagagem especial
É comum que a bagagem ultrapasse os limites, principalmente em viagens internacionais ou no retorno ao Brasil. Caso isso ocorra, é possível contratar um adicional de transporte. Assim como a bagagem despachada, a tarifa e o peso podem variar.
Itens como monitores, bicicletas, cadeiras de rodas e vara de pescar, por exemplo, podem ser transportados. Consulte as regras e, se achar necessário, converse com um profissional da companhia.
4. Se informe sobre itens permitidos na volta para casa
Aproveitar a viagem para fazer compras também é uma opção, desde que você fique atento ao que pode ser transportado (inclusive, durante as escalas). Chocolates, bebidas alcoólicas e alimentos em conserva são permitidos. Livros, periódicos e itens de consumo pessoal ou uso profissional também não são restritos.
Objetos novos e compras não devem exceder US$ 500 porque a partir disso serão tributados. O mesmo vale para artigos de vestuário, higiene, beleza e eletrônicos. Também há restrições quanto à quantidade isenta.
Objetos eletrônicos não devem somar mais que 3 unidades e artigos de beleza serão taxados a partir de 10 itens. Alguns têm tributação obrigatória, outros necessitam de autorização especial. Também existem aqueles que simplesmente não são permitidos.
5. Zele pela segurança no voo internacional
Certifique-se que a mala escolhida corresponderá aos objetos transportados. Dê preferência a modelos fabricados com materiais resistentes e de qualidade para evitar danos e outros transtornos. A segurança dos objetos é importante, mas não é só isso. A segurança dos viajantes deve vir em primeiro lugar.
Cabe destacar que alguns países exigem o seguro de viagem internacional. Imprevistos acontecem, e é indispensável estar preparado. Para isso, consulte uma empresa reconhecida e converse com o corretor.
Seguro Viagem – Faça uma cotação Online: [AQUI]
Agora que você já sabe os cuidados que deve ter com sua bagagem no voo internacional, que tal ajudar outras pessoas compartilhando essas informações nas suas redes sociais?