É preciso amaciar carro novo? Entenda mais sobre essa prática

A compra de um veículo, seja ele usado, seminovo ou zero quilômetro, é sempre motivo de alegria para todo motorista. Nesse momento, adotar certos cuidados é muito importante para garantir a boa conservação do automóvel, sobretudo no caso de modelos novos.

São diversos os cuidados essenciais para otimizar a vida útil de um carro que acaba de sair de fábrica. Entre eles, podemos destacar a necessidade de ter atenção especial ao motor, calibrar os pneus, ter cuidado com a pintura e fazer as revisões necessárias.

Um cuidado muito praticado no passado, mas que ainda desperta dúvidas nos motoristas nos dias de hoje, é quanto à necessidade de amaciar carro novo. Será que isso é realmente necessário? Continue a leitura para descobrir!

O que significa amaciar o motor do carro?

Antes de saber se amaciar carro novo é uma prática que ainda deve ser adotada, é importante entender o que realmente significa isso.

Basicamente, amaciar o automóvel nada mais é do que seguir algumas orientações dos fabricantes para garantir que as peças do carro se acomodem no motor. Desse modo, é possível garantir benefícios como a economia de combustível, melhora no desempenho e até mesmo um aumento na vida útil do modelo.

É necessário amaciar carro novo?

Por muitos anos, amaciar o motor do automóvel era uma prática necessária por longos períodos. Isso era importante pelo fato de os modelos antigos serem produzidos em uma época de grande limitação tecnológica em que os componentes do motor possuíam uma tolerância muito baixa.

Frente a esse cenário, os carros precisam ser conduzidos com bastante atenção nos primeiros quilômetros. Afinal, as peças do motor precisavam de um certo tempo para se ajustar ao sistema e funcionar sem problemas.

No entanto, com o passar dos anos, o avanço da tecnologia levou uma grande inovação aos componentes dos carros, de modo que amaciar o carro, apesar de continuar sendo uma prática importante, passou a ser necessário por menos tempo.

Hoje em dia, as peças do motor são bastante precisas e permitem que o sistema entregue a maior potência e economia possível poucas semanas após sair de fábrica.

Quais os cuidados com o veículo zero quilômetro?

Mesmo que amaciar carro novo não seja mais uma obrigação por parte dos motoristas como era no passado, é importante ficar atento às orientações dos fabricantes. Apesar da alta tecnologia embarcada, alguns tipos de motores ainda requerem cuidados por até 1.000 km. Confira as principais precauções indicadas ao conduzir o veículo inicialmente:

  • evite ultrapassagens em alta velocidade e arrancadas bruscas;
  • mantenha uma faixa de rotação intermediária que não seja muito alta nem muito baixa;
  • não acelere ao máximo nem pressione o acelerador bruscamente ao ligar o automóvel;
  • evite andar com reboques ou trailers para não sobrecarregar o carro.

Como você conferiu ao longo deste post, as orientações para amaciar carro novo atualmente podem não ser as mesmas do passado, mas a prática ainda é importante para garantir a durabilidade e o bom funcionamento do veículo. Por isso, fique atento às orientações do fabricante.

Quer conferir outras dicas e orientações sobre veículos? Basta assinar a nossa newsletter e receber todas as nossas novidades diretamente em seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This