
Motor 1.0 Turbo ou 1.6 Aspirado? Entenda qual a melhor opção
Os motoristas atentos à parte mecânica dos veículos devem ter percebido uma tendência nos últimos anos: a redução do tamanho do motor, prática conhecida como downsizing — ou redução de tamanho, em tradução livre —, que nada mais é do que inserir um motor de tamanho menor em um automóvel.
Mesmo com essa mudança, o desempenho do carro continua o mesmo, mas ele passa a contar com diversos benefícios no dia a dia, como menor gasto com combustível, redução da emissão de poluentes e maior agilidade.
O que muita gente não sabe é que muitas montadoras também estão reduzindo o número de cilindros do motor, como é o caso do 1.0 turbo e do 1.6 aspirado, que têm um motor de maior eficiência. Mas, afinal, qual dessas opções é a melhor? Se você tem dúvidas sobre esse assunto, continue a leitura para descobrir se vale mais a pena adquirir um veículo com motor 1.0 turbo ou 1.6 aspirado.
Características do motor 1.0 turbo
Esse tipo de motor conta com dispositivos de compressão ou turbo, os quais fazem com que a mistura de combustível e ar seja enviada de maneira forçada para o interior dos cilindros. Isso gera uma alta pressão, fazendo com que o motor tenha uma potência maior em relação ao 1.6 aspirado e ajuda o carro a ganhar velocidade.
Como os motores turbos recebem diversas otimizações na hora da montagem — como reforços internos em itens como bronzinas e pistões, por exemplo —, eles suportam pressões maiores e têm uma maior vida útil. Além disso, eles garantem respostas mais firmes e rápidas do motor e contam com um desempenho parecido com os de alta cilindrada.
Características do motor 1.6 aspirado
Esse motor tem uma potência menor do que o 1.0 turbo, mas também tem algumas vantagens. Os motoristas que optam por automóveis equipados com ele aproveitam uma maior velocidade para acionar o sistema de sobrepotência e um som mais limpo.
Outro benefício do motor 1.6 aspirado é que sua manutenção é mais barata, sendo mais fácil encontrar um bom mecânico para fazer os reparos. Assim, os custos serão menores na hora de levar o carro para a oficina.
Motores aspirados também dão uma resposta mais rápida ao comando do condutor no momento em que ele pisa no acelerador, enquanto os turbinados têm um pequeno “delay” na resposta devido à sua complexidade.
Com tudo isso em mente, temos uma pergunta para você: qual é o melhor motor? Apesar do alto investimento para melhorar o desempenho dos motores aspirados, é inegável que os turbos apresentam uma eficiência maior, pois apresentam ganhos elevados de potência, o que não ocorre no aspirado. Além disso, a maior vida útil também contribui para que ele saia na frente e agrade mais aos motoristas.
Independentemente do tipo do tipo de motorização que você escolher — seja o motor 1.0 turbo ou 1.6 aspirado —, é imprescindível contratar um seguro para proteger o seu automóvel. Tem dúvidas quanto a que tipo de proteção escolher? Continue sua visita em nosso blog e descubra se é melhor optar pela proteção veicular ou o seguro auto!