O que muda ao dirigir carro adaptado? Venha descobrir!

Dirigir um carro adaptado é essencial para pessoas que têm alguma deficiência física. Afinal, os diferenciais desses veículos garantem que o motorista tenha mais independência em sua rotina e conforto em seus trajetos, além de auxiliarem no processo de recuperação física.

Sem contar, é claro, que pessoas com deficiência que adquirem um automóvel adaptado são isentas de pagar alguns impostos e ainda pagam menos no modelo. Você sabe quais são as modificações mais comuns em carros PCD? Não? Então, este post é para você. Leia até o fim e saiba o que muda ao dirigir carro adaptado!

Altura do veículo

Se um condutor tem algum tipo de paralisia nos membros superiores, é muito importante que ele fique atento à altura do carro. Nesse caso, o modelo deve ser adaptado para que a pessoa execute todas as funções adequadamente — aqui, carros menores, com controles mais acessíveis e próximos do motorista, são ideais.

Volante

A adaptação desse item é essencial para cadeirantes e outras pessoas com perda de força nos membros inferiores, pois eles são impossibilitados de acionar os pedais com os pés. Quando os volantes são modificados, os condutores têm mais facilidade para executar funções como frear e acelerar.

Freios

Além de ser possível inserir o comando da frenagem no volante, outra adaptação comum é usar uma alavanca para isso. Assim, quem não consegue utilizar a perna pode frear o carro com uma das mãos.

Rampa de acesso

Outra modificação muito comum é a instalação da rampa de acesso, também para motoristas que utilizam cadeira de rodas. Com ela, é possível entrar no carro com a cadeira e prendê-la em adaptadores. Aqui, é necessário fazer mudanças no assoalho e até mesmo retirar os bancos.

Bancos rotativos

Conforto, segurança e acessibilidade não podem faltar na hora de uma PCD dirigir carro adaptado — e é justamente isso o que os bancos rotativos proporcionam. Quando ativado, o banco se movimenta para fora do automóvel a fim de que o motorista se transfira para a cadeira de rodas e saia sem problemas.

Elevador de plataforma

A maior vantagem do elevador de plataforma é evitar que um cadeirante faça um esforço excessivo com os membros superiores ao entrar no carro. Assim, ele é muito prático e dá maior autonomia ao condutor, principalmente para quem tem uma idade mais avançada e limitações de força.

A maior parte dos consumidores prefere adquirir um automóvel novo do que adaptar um modelo próprio. Se esse é o seu caso, separamos os melhores carros para PCD disponíveis no mercado:

  • GM Spin;
  • VW T-Cross;
  • Jeep Renegade;
  • Hyundai Creta;
  • GM Tracker.

Como você conferiu neste post, os veículos adaptados para PCD contam com diversas inovações para garantir mais conforto, autonomia e segurança no trânsito. No entanto, não se esqueça de que, para dirigir carro adaptado, também é importante fazer um seguro e se certificar de que todos os ajustes estejam de acordo com as necessidades do motorista.

Você sabia que alguns acessórios podem melhorar a qualidade de vida do PCD ao volante? Continue sua visita em nosso blog para descobrir quais são esses itens!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This