ESP (Controle de Estabilidade): saiba como funciona e quando usar

Para tornar o trânsito um lugar mais seguro para todos, é muito importante que os motoristas contem com equipamentos e inovações tecnológicas em seus automóveis, de modo a tornar a direção mais tranquila e reduzir as chances de acidentes.

Um item que tem chamado cada vez mais a atenção no mercado automotivo é o ESP (Controle de Estabilidade). Quer saber mais sobre essa tecnologia, como ela funciona e qual a sua importância? Continue a leitura para conferir!

O que é ESP?

Sigla em inglês para Electronic Stability Program, ESP significa Programa de Controle de Estabilidade. A função dessa tecnologia é corrigir a trajetória do automóvel em situações de risco, como durante desvios repentinos, e impedir que o condutor perca o controle do carro.

Esse acessório é conhecido por diversos outros nomes, que variam de acordo com seu fabricante. É possível encontrá-lo sendo chamado pelas siglas ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), VSC (Controle de Estabilidade do Veículo), DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade) ou VSA (Assistência à Estabilidade do Veículo).

Como esse sistema funciona?

Imagine que você está dirigindo por uma rua de sua cidade e, de repente, percebe a presença de um buraco. Nesse caso, será necessário mudar de faixa rapidamente, o que pode fazer com que a traseira do automóvel derrape e aumente os riscos de que um acidente aconteça.

Em uma situação como essa, os sensores do ESP vão registrar que há algo de errado e os freios serão acionados, de modo que a direção do carro e até mesmo a aceleração sejam ajustadas. Com isso, você poderá seguir sua trajetória sem qualquer perigo.

Quando o ESP pode ser utilizado?

Como abordamos, o ESP entra em ação em possíveis situações de risco que podem surgir durante a direção. Entre elas, podemos destacar curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios, por exemplo.

Como essa tecnologia assume, durante uma situação de risco, o comando de itens como o freio e o acelerador de maneira automática, ela é capaz de colocar o automóvel no percurso correto e reduzir a probabilidade de acidentes que podem ser fatais.

A tecnologia é obrigatória no Brasil?

Atualmente, o Controle Estabilidade é oferecido como um item adicional nas versões mais completas de veículos comercializados no Brasil. Não é à toa que muitas pessoas ainda desconhecem a tecnologia ou mesmo a utilizam no dia a dia.

No entanto, isso está prestes a mudar. Isso porque, a partir de 2022, o ESP passa a ser obrigatório para todos os veículos leves fabricados no Brasil. O objetivo é garantir uma segurança maior aos motoristas e reduzir o número de acidentes nas ruas e rodovias.

Como você conferiu, o ESP (Controle de Estabilidade) pode fazer toda a diferença no trânsito e torna os trajetos muito mais tranquilos e seguros. Quando a tecnologia se tornar obrigatória pro aqui, vamos chegar ao mesmo patamar de diversos outros países pelo mundo, como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Argentina, onde o ESP é bastante reconhecido e já ajudou a evitar um grande número de acidentes.

Quer saber mais sobre o controle de estabilidade em veículos? Continue sua visita em nosso blog e saiba como funciona essa tecnologia!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This