Como identificar um vazamento de água no carro?

Um vazamento de água no carro pode parecer algo simples, mas traz consequências bastante sérias. Uma delas é o comprometimento da refrigeração do motor, assim como o aumento do desgaste de peças e até mesmo riscos maiores de que o motor se funda.

Se você não quer passar por esse tipo de situação, saber identificar quando há um vazamento de água no carro é muito importante. Assim, os reparos poderão ser feitos o mais rápido possível.

Para ajudá-lo nesse momento, separamos, a seguir, as principais orientações a serem seguidas para identificar um vazamento em seu automóvel. Continue a leitura para conferir!

Observe se há água pingando no chão

Esse é o sinal mais simples e claro de que há algum vazamento de água no carro. No entanto, o problema é identificar qual é a origem do vazamento.

Observar a posição da poça pode render boas pistas. Se ela estiver na parte de trás do compartimento do motor, provavelmente é a condensação do ar condicionado. Por outro lado, uma poça próxima ao tubo de escape ou ao silenciador significa que a origem é a condensação de escape.

Verifique o estado de conservação da mangueira

Feitas de borracha, as mangueiras do motor podem durar bastante tempo. Mas como qualquer acessório do carro, elas também têm prazo de validade. Com o passar dos anos, o item acaba ressecando e pode sofrer rachaduras.

Por isso, uma das formas mais fáceis de identificar um vazamento de água no carro, e também para evitá-lo, é observando a conservação das mangueiras do veículo a cada 10 mil quilômetros rodados. Notou algum vazamento e quer identificar se o problema está na mangueira? Basta ligar o motor e verificar se alguma bolha se formou em algum ponto da mangueira.

Veja se as braçadeiras estão frouxas

Se você observou as mangueiras e percebeu que está tudo bem, mas o vazamento continua, o problema pode estar nas braçadeiras. Esses itens são responsáveis por prender as mangueiras e mangotes em seus respectivos tubos e conexões, e quando estão frouxos, não vedam corretamente e podem deixar o líquido de arrefecimento vazar.

Além de conferir se as braçadeiras estão frouxas, aproveite para olhar se elas estão quebradas, rachadas ou corroídas.

Tenha atenção à junta do cabeçote

Você sabe qual equipamento é responsável por vedar o motor e impedir que a água entre em locais que não deveria? Acertou quem disse o cabeçote. Se ele estiver deteriorado, a água entrará no lugar errado, podendo aumentar o atrito entre os componentes do motor e causar o chamado calço hidráulico — danos nos pistões, bielas e eixo.

Portanto, sempre analise se o cabeçote não está deteriorado e faça a troca de acordo com o manual do veículo.

Ao seguir as dicas que apresentamos neste post, você poderá identificar um vazamento de água no carro sem problemas e adotar as medidas necessárias para reduzir as chances de que o problema se torne mais sério. Mas se você quer evitar que o vazamento ocorra, lembre-se de fazer a manutenção periódica do veículo — ela é essencial para se prevenir antes mesmo que um vazamento ocorra.

Quer conferir mais dicas para manter o seu carro sempre em boas condições e ter um dia a dia tranquilo no trânsito? Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades do nosso blog em seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This